Os principais canoístas do país se reúnem a partir desta quinta-feira (01) no Parque Iguaçu, em Curitiba, para a disputa do Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade 2011, último grande evento da modalidade dna temporada e que já bateu o recorde de participantes com mais de 350 atletas inscritos até o momento.

Dentre os destaques e estrelas do esporte os fãs poderão ver de perto o paracanoísta bicampeão mundial Fernando Fernandes, a dupla formada por Erlon de Souza e Ronilson de Olivera classificada recentemente para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, além de muitos outros consagrados e renomados atletas da Canoagem Velocidade do Brasil.

Nos últimos anos as conquistas dos canoístas brasileiros vêem chamando a atenção no cenário internacional e segundo a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) isto se deve ao planejamento adotado pela entidade para alavancar a canoagem no Brasil e tornar o país um grande revelador de talentos para o esporte com tamanho potencial no Brasil.

Todos sabemos do potencial que o país tem para o esporte, mas para que os jovens sejam descobertos e venham a se tornar futuros campeões precisamos trabalhar incansavelmente para fornecer estrutura e treinamentos propícios para que isto ocorra. A realização de um evento como este é mais uma etapa cumprida para chegarmos fortes e preparados nos Jogos Olímpicos Rio 2016, argumentou Sebastián Cuattrin, supervisor do Comitê de Canoagem Velocidade da CBCa.

Crescimento da Paracanoagem e classificação funcional

Uma das modalidades que mais crescem na canoagem brasileira é a Paracanoagem, modalidade reconhecida recentemente como oficial para os Jogos Paraolímpicos a partir de 2016. A possibilidade de ser tornar campeão paraolímpico no Brasil, campeão mundial ou mesmo representar o país nas competições internacionais, além de acompanhar os resultados conquistados pelos campeões mundiais Fernando Fernandes e Marta Ferreira motiva muitos portadores de necessidades especiais a ingressarem na canoagem, esporte onde muitos se sentem em condições de igualdade em relação a qualquer atleta.

Mas para que isto aconteça é necessário que o atleta passe por uma classificação funcional sistematizada pela Federação Internacional de Canoagem onde um fisioterapeuta autorizado realiza uma série de testes e observações para se descobrir à qual classe pertence (LTA, TA e A) o atleta em decorrência ao tipo de lesão que apresenta. Monitorada pelo supervisor do Comitê de Paracanoagem da CBCa, Leonardo Maiola, a classificação funcional está sendo realizada até amanhã com os novos atletas que pretendem participar do evento a classificação utilizada hoje na prática do desporto adaptado constitui-se em um favor de nivelamento entre os aspectos da capacidade física e competitiva, revelou Maiola.

Especialista na área a fisioterapeuta e professora de educação física, Maria de Fátima Fernandes Vara Sipoli, revela que a canoagem é um esporte de muitos benefícios ao tronco e aos membros superiores. É um esporte muito interessante para a recuperação física de traumas e o indico para pessoas nessas condições no devido momento para isso na recuperação do paciente, disse.

Hoje já existem 16 paracanoístas brasileiros devidamente classificados e no Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade, em Curitiba, outros novos 20 portadores de necessidades especiais serão avaliados e classificados para poderem participar de eventos oficiais de Paracanoagem.

Segundo Rodrigo Pereira, 23 anos, portador de uma lesão na coluna há pouco mais de dois anos devido a um acidente de moto, este será seu primeiro evento de canoagem depois de receber o convite para treinar do veterano paracanoísta José Aguimarino de Jesus, o Zecão que o incentivou a ingressar na canoagem. Gostei muito quando vim aqui ver o pessoal treinar. Agora, depois de três meses desde que comecei, vou competir pela primeira vez. Sugiro que as pessoas que estejam sofrendo com seus problemas levantem a cabeça e façam o mesmo, disse.

O Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade 2011 tem organização da Confederação Brasileira de Canoagem e conta com apoio do Governo do Estado do Paraná (Secretaria Estadual do Esporte), da Prefeitura Municipal de Curitiba (Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude) e Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais (Secretaria Municipal de Esporte), Polícia Militar do Paraná e Sanepar.