Eleições 2020

Candidatos apostam em ‘lives’ na largada da campanha

Goura: pedalada antes da live
Goura: pedalada antes da live (Foto: Oruê Brasileiro/divulgação)

A campanha eleitoral começa oficialmente neste domingo (27), mas, pelo menos nesse início de corrida, poucos candidatos a prefeito de Curitiba se arriscam a promover eventos públicos. Com as restrições motivadas pela pandemia do Covid-19, a maioria dos concorrentes aposta em transmissões ao vivo — as populares “lives” — pela internet e outras atividades remotas para tentar atrair a atenção dos eleitores.

É o caso, por exemplo, do prefeito e candidato à reeleição, Rafael Greca (DEM), que pretende começar a campanha pelas redes sociais. Por enquanto, nenhuma atividade presencial está prevista. Segundo a assessoria de Greca, os compromissos e agendas relativas à campanha eleitoral serão divulgados a medida que acontecerem “sempre pelas redes”.

O candidato do MDB, ex-deputado federal João Arruda, programou para domingo uma transmissão ao vivo pelas plataformas Facebook, You Tube e Twitter, respondendo perguntas de eleitores. A candidata do PL, deputada federal Christiane Yared, também fará “live” ao lado da vice, Jilcy Rink, às 16 horas, só que pelo Instagram.

Bicicleta

O deputado estadual Goura (PDT) também fará transmissão ao vivo, com a vice, Ana Moro, para lançar a campanha, às 19 horas. Mas antes, às 6 horas da manhã, Goura vai sair de bicicleta da nascente do rio Belém, na região Norte de Curitiba, em direção ao rio Iguaçu, no extremo Sul da cidade. O passeio será registrado pela sua equipe. O candidato é conhecido por sua ligação com o cicloativismo.

Carreata

Um dos poucos a promover um evento público é o candidato do Novo, João Guilherme, com uma carreata partindo às 11 horas da praça Afonso Botelho, passando pelos Jardim Botânico, e os parques São Lourenço, Tingui e Barigui. Na segunda-feira, o Novo também inicia literalmente a “corrida” eleitoral, com a ultramaratonista Siria Costa, de 43 anos, que durante 30 dias vai correr 30 quilômetros diariamente em apoio à candidatura de João Guilherme. A largada, às 7 horas, será no marco zero localizado na Praça Tiradentes, na região Central. Ela vai passar pelo Palácio Iguaçu e Museu Oscar Niemeyer. Siria vai percorrer todas as 10 regiões da Capital durante a ação.

Precaução

No início da semana, o Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) enviou recomendação aos partidos para que eles evitem eventos públicos de rua, comícios e reuniões presenciais durante a campanha deste ano, por causa do coronavírus.