Reprodução de vídeo – Imagem de Renato Almeida Freitas

O presidente do PT no Paraná, Doutor Rosinha, denunciou na noite deste domingo (9) dois casos de agressões contra candidatos do partido nas eleições de outubro deste ano. Os agredidos seriam Renato Almeida Freitas e Edna Dantas. Ambos concorrem para deputado estadual no Paraná. Os dois casos ocorreram em Curitiba. 

De acordo com nota assinada por Rosinha – que é o candidato do PT ao governo do Estado – Renato Almeida Freitas fazia panfletagem no centro de Curitiba neste domingo (9) e foi agredido pela Guarda Municipal sem motivo. Já Edna Dantas realizava manifestação em prol da libertação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva junto a outros militantes do partido e todos foram agredidos e detidos pela Polícia.

“Nos dois casos, a única explicação para a perseguição é que ambos são negros, do PT e dos movimentos sociais. O que estamos vendo é uma assustadora onda crescente de violência e perseguição a quem se manifesta e luta a favor dos oprimidos”, disse Rosinha, na nota.

Veja a íntegra da nota:

“Nesta noite de domingo, 09, o candidato a deputado pelo PT Paraná, Renato Almeida Freitas, fazia panfletagem no centro de Curitiba e foi agredido pela Guarda Municipal que o atacou com balas de borracha e o levou preso. Nenhum motivo para a prisão e nem para a violência policial.

Da mesma forma, no dia 07, durante o desfile cívico, Edna Dantas, candidata a deputada estadual pelo PT-PR, realizava manifestação em prol da libertação do presidente Lula junto a outros militantes do partido e foram agredidos e detidos pela Polícia.

Nos dois casos, a única explicação para a perseguição é que ambos são negros, do PT e dos movimentos sociais. O que estamos vendo é uma assustadora onda crescente de violência e perseguição a quem se manifesta e luta a favor dos oprimidos.

Não houve nenhuma preocupação com os ônibus da Caravana do Presidente Lula que giram alvejados, estamos há seis meses sem saber quem matou Marielle e ainda o judiciário determina que não podemos nos manifestar em apoio a Lula.

Estive hoje acompanhando, logo que soube, o desenrolar da prisão arbitrária do Renato. Como estarei solicitando desde já apuração sobre desvio de função policial em ambos os casos.

Estou ao lado da Democracia e, portanto, lutando contra o estado de exceção que vivemos. Basta de perseguição! Basta de violência!

Dr. Rosinha

Presidente do PT Paraná”

Sobre a ocorrência com Freitas, a Guarda Municipal emitiu uma nota relatando que foi acionada por moradores do entorno da Praça do Gaúcho, por volta das 19 horas deste domingo, que reclamavam de pessoas fazendo racha de veículos, consumindo e promovendo perturbação do sossego em espaço público. A Guarda Municipal atendeu ao chamado e precisou usar arma não letal (com bala de borracha) para conter o grupo e para reestabelecer a ordem no local. 

"Renato Almeida Freitas Junior, que é candidato a deputado estadual, estava no grupo que avançou contra os seis guardas municipais e acabou ferido na mão e nas costas. Ele foi encaminhado para atendimento médico no Hospital Cajuru. Após a liberação médica, será levado à Central de Flagrantes, onde será feito o registro do caso", diz a nota.

Segundo a Guarda Municipal, o candidato tem um envolvimento anterior num caso com a Polícia Militar, Almeida Freitas já havia sido detido pela Guarda Municipal em agosto de 2016, quando candidato a vereador, por desacato e perturbação de sossego.