Uma pesquisa recente do IBOPE apontou que 98% dos brasileiros sentem-se cansados. Pior: destes, 68% se consideram exaustos. Trata-se de um diagnóstico preocupante que esboça a situação da qualidade de vida da população. Diante disso, muita gente se pergunta como ter mais disposição no dia a dia.
Em primeiro lugar é preciso considerar que as causas que levam à exaustão são muitas. Por conta disso, é recomendável tornar as medidas preventivas um hábito. Isso porque uma noite de sono bem dormida sozinha pode não ser o suficiente para resolver o problema.

Quem procura saber o que fazer para ter mais disposição precisa considerar, por exemplo, a alimentação. Ela será a responsável por fornecer combustível para o corpo trabalhar ao longo do dia. Consequentemente, o desequilíbrio ou insuficiência de nutrientes resultará em uma diminuição na energia disponível. O que fazer então para se livrar deste estado de desgaste físico e mental? As dicas a seguir apresentam informações para melhorar a disposição.

Hábitos saudáveis que auxiliam a ter mais disposição no dia a dia
A recomendação é iniciar o dia com uma alimentação equilibrada. Evite neste período o consumo exagerado de doces. Pois uma injeção de açúcar no organismo tende a gerar energia imediata seguida de uma queda. É o que alerta o Dr. Mohamad Barakat, especialista em Nutrologia, Metabologia e Fisiologia do Exercício.

Ele lembra ainda que é “importante comer antes de sentir fome. Essa sensação é considerada uma espécie de estresse, que leva o corpo a produzir quantidade maior de cortisol”. É preciso ter igual cuidado com os jejuns prolongados. Eles podem aumentar a produção de insulina, provocando hipoglicemia

Os exercícios físicos são uma forma de estimular o organismo e melhorar a disposição. Trata-se de um reflexo do desenvolvimento cardiorrespiratório e muscular, além de estar relacionado com a liberação de endorfinas. Estes hormônios vão facilitar a conexão entre os neurônios.

Amilton Vieira, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade de Brasília resume a questão. Pois “quem está ativo diminui a ansiedade e o estresse e aumenta a autoestima e a disposição para fazer tudo no dia a dia”.

É claro que mesmo seguindo estas dicas para aumentar a disposição vale recorrer a uma ajuda. Especialmente para manter a concentração por longos períodos de tempo. Aqui entram em cena os energéticos.

Tipos de energéticos
Existem diversas substâncias que podem funcionar como energéticos. Inclusive produtos naturais são utilizados com este fim. Muitos são comercializados em pó, como o guaraná. O extrato em questão é uma fonte de cafeína. Outro exemplo é o chá mate, que apresenta o mesmo composto.

Há ainda uma grande diversidade de suplementos em comprimido ou cápsula. Os produtos mais populares, no entanto, são as bebidas energéticas. Acontece que a composição destas é problemática. Segundo a Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), na maioria dos itens disponíveis no mercado há muito sódio e açúcar

Em relação às bebidas energéticas, existem exemplos em que duas latas de 270 mL representam toda a quantidade diária de açúcares recomendada para um adulto. É por isso que muitas pessoas se questionam se o energético engorda. A boa notícia é que existem alternativas que são livres de açúcar. Além de seguir as dicas para aumentar a disposição, vimos que os energéticos podem auxiliar no aumento do rendimento no dia a dia.