Reprodução/Instagram/artem.dzyuba – Dyuba

O atacante Artem Dzyuba, de 33 anos, pediu para ficar fora da última convocação da seleção russa. Capitão e um dos líderes do elenco, o jogador tem parentes ucranianos e, por conta disso, decidiu se ausentar do elenco nesse momento. A explicação foi dada pelo técnico russo, Valeriy Karpin, em entrevista coletiva.

“Devido à situação difícil na Ucrânia, onde ele tem muitos familiares, Dzyuba se desculpou e pediu para não chamá-lo para este período de treinamentos”, afirmou o técnico, após conversa com o capitão por telefone.

No início deste mês, com o início dos conflitos armados entre Ucrânia e Rússia, Dzyuba foi criticado por jogadores ucranianos por não se posicionar diante das decisões políticas de Vladimir Putin. À época, Andriy Yarmolenko afirmou que “alguns gostam de aparecer na frente da câmera, mas agora é hora de aparecer na vida real”, em referência ao capitão russo, que seguia postando vídeos de sua vida pessoal em suas redes sociais.

As seleções e clubes russos sofreram diversas sanções da Uefa e da Fifa nas últimas semanas. Dentre estas, a Rússia foi excluída da Copa do Mundo de 2022, sendo impedida de disputar a repescagem das Eliminatórias Europeias contra a Polônia e, consequentemente, sendo eliminada.

A Federação de Futebol da Rússia chegou a apelar para a Corte Arbitral do Esporte (CAS), mas teve o pedido para retirar o banimento da Uefa negado nesta terça-feira. Mesmo assim, Karpin decidiu reunir os atletas russos para um período de treinamentos, além de realizar um jogo treino contra a seleção sub-21.