William Shatner

'Capitão Kirk' irá pela primeira vez passear pelo espaço nesta quarta-feira

A tripulação da NS-18. Da esquerda para a direita: Chris Boshuizen, Audrey Powers, William Shatner e Glen de Vries
A tripulação da NS-18. Da esquerda para a direita: Chris Boshuizen, Audrey Powers, William Shatner e Glen de Vries (Foto: Divulgação Blue Origin)

Se tudo der certo, o ator William Shatner, famoso por interpretar o Capitão Kirk nos filmes e na série de ficção científica Jornada nas Estrelas, conhecerá, nesta quarta-feira, 13, de outubro, de forma realista, um pouco mais das sensações vividas por seu personagem. Ele participará da segunda missão tripulada da empresa de turismo espacial Blue Origin, que tem como proprietário o bilionário Jeff Bezos.

A decolagem do foguete New Shepard NS-18 está prevista para as 10h30, caso as condições climáticas e atmosféricas estejam adequadas. Aos 90 anos, Shatner será a pessoa mais velha a ir ao espaço. A aventura será transmitida ao vivo pelo Twitter da Blue Origin (@BlueOrigin).

O foguete é totalmente automatizado e reutilizável. Ele decola verticalmente, com uma cápsula que se desprende durante o voo. Na viagem, o ator vai ultrapassar a chamada linha de Karman, o limite reconhecido internacionalmente entre a atmosfera terrestre e o espaço, a uma altitude de 100 quilômetros. A previsão é de que a experiência dure 11 minutos.

Além do ator, estarão a bordo mais três passageiros: Chris Boshuizen, antigo engenheiro da agência espacial norte-americana (Nasa) e cofundador da empresa Planet Labs, que tira fotografias de alta resolução da Terra, utilizando satélites; Glen de Vries, cofundador da Medidata Solutions, empresa de software para a indústria farmacêutica; e Audrey Powers, responsável pelas operações de voo e manutenção de foguetes da Blue Origin.

Esta é a segunda viagem com passageiros da Blue Origin, após o voo realizado em julho com Jeff Bezos a bordo.