PALMAS, TO E SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Com 75% dos votos válidos, o governador interino do Tocantins, Mauro Carlesse (PHS), foi eleito para o posto no segundo turno das eleições suplementares neste domingo (24). O senador Vicentinho Alves (PR) recebeu 25% dos votos, com 98% das urnas apuradas.

Diferente da votação apertada no primeiro turno, neste domingo (24), o novo governador do Tocantins já  estava definido às 18h, com uma grande diferença de votos entre os candidatos.

Assim como no primeiro turno, o número de abstenções foi alto – chegou a 34,9%, ou 348.864 potenciais eleitores. O governador eleito recebeu pouco mais de 360 mil votos.

Além disso, 23,54% dos eleitores marcaram nulo e o Tribunal Regional Eleitoral de Tocantins (TRE-TO) registrou 2,59% de votos brancos. 

“O pouco que tivemos oportunidade de trabalhar, o resultado foi esse. A população entendeu que quando você cuida da saúde, da educação e da infraestrutura o resultado é esse”, disse Carlesse após a vitória. 

A determinação da realização de eleições suplementares no Tocantins veio do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) após a cassação do ex-governador Marcelo Miranda (MDB) por caixa dois na campanha de 2014. 

No primeiro turno, sete candidatos, incluindo a senadora Kátia Abreu (PDT), disputaram as eleições.