Uma das mais importantes vias do Centro de Curitiba, a Alameda Carlos de Carvalho, será entregue completamente revitalizada à população de Curitiba nos próximos dias. As obras, iniciadas no ano passado, estão praticamente concluídas, faltando alguns acabamentos, como a reforma de parte da calçada da Praça Espanha.

Com o objetivo de melhorar a circulação, a acessibilidade e a segurança, a rua ganhou asfalto, calçadas, iluminação e paisagismo novos. Os 1.513 metros do novo asfalto, entre as ruas Francisco Rocha e Visconde de Nacar, estão sinalizados e liberados para o tráfego. O antigo calçamento foi substituído por um novo modelo, mais uniforme, constituído por blocos de concreto (paver).

O fluxo de veículos melhorou consideravelmente com a adoção da terceira pista, entre a Carlos de Carvalho e Jerônimo Durski , elogia o presidente da Associação de Comerciantes da Região da Praça Espanha, Othon Accioly.
Ele diz que a revitalização da rua atende a uma antiga reivindicação dos moradores e comerciantes e sua finalização deixa todos muito contentes. Os transtornos causados com a obra são esquecidos diante dos benefícios que a obra traz, diz.

A rua também vai ganhar nova iluminação e detalhes de paisagismo, como bancos, floreiras e lixeiras. As árvores atuais serão mantidas e serão acrescentadas quaresmeiras, espécie nativa de grande potencial paisagístico.

A Prefeitura investiu R$ 7,5 milhões na reforma, que teve seu início em junho do ano passado. Além da repaginação da rua, foram realizados trabalhos para melhorar a drenagem, com a finalidade de controlar os alagamentos na região da Praça Espanha. Uma nova galeria de águas pluviais, construída em trechos das ruas Vicente Machado e Presidente Taunay, irá reduzir o risco de novas enchentes.