Reprodução Instagram

O movimento Escolas Abertas Paraná, formado por pais e familiares de alunos do ensino fundamental, organiza pelas redes sociais  uma manifestação contra o fechamento das escolas em todo o estado e o retorno das aulas presenciais. 

Segundo comunicado divulgado nas redes sociais, a manifestação será uma carreata e não será permitido sair dos veículos neste domingo, 28 de fevereiro. A concentração está marcada para as 15h30 na Praça 29 de Março com a saída está programada para as 16 horas, em direção ao Palácio Iguaçu.

Pelas redes socais, os manifestantes devem sair da Praça 29 de Março e seguir pela Rua Martim Afonso, Rua Treze de Maio, Rua João Manoel, Rua Barão de Antonina, Rua Cândido de Abreu, Rua Ernani Santiago de Oliveira, Rua Prefeito Rosaldo Gomes Mello Leitão, Praça Rio Iguaçu e Palácio Iguaçu.

A manifestação está agendada para dois dias após a publicação do Decreto 6.983, do Governo do Estado, que suspendeu até as 5 horas de 8 de março, as atividades não essenciais em todo o Paraná, inclusive as aulas presenciais nas redes pública e privada.

As escolas de todo o estado fecharam em março do ano passado e retornaram o atendimento no modelo híbrido (parte dos alunos em casa e parte presencial) em fevereiro de 2021. Nas rede particular, as atividades foram retomadas no início do mês e na rede municipal de ensino, os alunos voltaram às escolas na última segunda-feira (22). Na rede estadual de ensino, o retorno dos estudantes estava previsto para a próxima segunda-feira (1º), mas também foi suspenso pelo decreto.