Prevenção

Carros devem passar por desinfecção de rotina, com ou sem coronavírus

Veículos de aplicativo passam por limpeza avançada em Curitiba
Veículos de aplicativo passam por limpeza avançada em Curitiba (Foto: Franklin de Freitas)

Em tempos de pandemia provocada pelo novo coronavírus, os cuidados com a higiene e os protocolos de sanitização estão em alta. Lavar as mãos, usar álcool gel, tirar os sapatos antes de entrar em casa são conceitos que devem ser seguidos para prevenir a contaminação. Mas o mesmo cuidado é necessário para o veículo da família. E não é pelo coronavírus.

De acordo com pesquisas médicas, em veículos mal cuidados, existem cerca de 700 bactérias e organismos vivos para cada 6,5 centímetros quadrados, dez vezes mais do que o encontrado em banheiros públicos. Por isso, os cuidados são importantes.

“Basta utilizar um pano úmido com água e sabão em todas as superfícies em que botamos as mãos, como painel, volante, alavanca de câmbio, porta-luvas. Para os bancos, a dica é preparar uma mistura que não faça espuma. Quem tiver aspirador também pode fazer uma limpeza geral toda semana para tirar resíduos de pó e restos de alimento. O lixo também deve ser retirado diariamente e os tapetes batidos todos os dias e lavados com água e sabão. São cuidados básicos que deixam o carro seguro e até mais agradável”, explica Luciana Gomes, gerente da Porto Seguro no Paraná.

E, para quem não tem tempo de fazer essa limpeza caprichada, os lava-jatos podem servir perfeitamente. O ideal é que o veículo, tanto externa como internamente, passe por uma limpeza mais profunda uma vez por semana, pelo menos. E se o veículo tem ar-condicionado, a mesma regra. Leve o carro para uma especializada para a manutenção.

Veículos de aplicativos de Curitiba podem utilizar limpeza inovadora contra a Covid-19

Para ampliar a proteção contra a Covid-19, a 99, empresa de mobilidade urbana, traz para Curitiba uma técnica inovadora para desinfectar os carros dos motoristas parceiros do aplicativo. O projeto, inédito no Brasil, chegou ontem à Capital, com a meta de atender cerca de 280 carros por dia.

A tecnologia usada é a FIP (Fog in Place), uma das mais avançadas do mundo na desinfecção de ambientes no combate a vírus e bactérias, com aplicação na Espanha na luta contra a pandemia da Covid-19 em locais como hospitais, hotéis, escritórios e bancos.
A ação 100% gratuita para os motoristas do aplicativo acontece no estacionamento do Shopping Estação (Av. Sete de Setembro, 2775), de segunda a sábado das 9 às 16 horas, é válida para as categorias 99Pop e 99Comfort. Para se inscrever, basta seguir o passo a passo enviado no aplicativo da 99. A ação vai até o dia 4 de junho.

Dicas rápidas para limpeza no interior do carro

Limpar volante, painéis e alavanca de câmbio
Com um pano úmido, limpar todas as superfícies em que geralmente colocamos as mãos. Lembre-se de usar uma solução com água e sabão, pois álcool gel pode danificar algum material no carro

Bancos
O ideal também é usar água e sabão, mas caso o banco seja de tecido, a solução não pode fazer espuma

Tapetes
Bater diariamente o tapete e lavá-los na mangueira ou tanque, com água e sabão. Se o tapete for carpete, basta utilizar uma escova úmida. O carpete, entretanto, demora mais para secar

Vidros
Por dentro, utilizar produtos específicos para limpeza de vidros. Já na parte externa, o ideal é impermeabilizá-los em algum estabelecimento particular

Geral
É preciso fazer uma limpeza geral no estofamento, retirar o lixo e passar aspirador em todo o veículo, pelo menos uma vez por semana. Isso elimina o acúmulo de sujeira e evita a proliferação de bactérias

Fonte: Centros Automotivos Porto Seguro