Franklin de Freitas – Aulas de Pilates começaram esta semana na CEU

Considerada a maior casa estudantil autofinanciada da América Latina, a Casa do Estudante Universitário do Paraná (CEU) quer mostrar para Curitiba que é muito mais do que apenas uma moradia. Para isso, lançou recentemente o programa “CEU Cidadã”, que conta com um leque de projetos e parceiros para atender jovens e adultos da comunidade curitibana.

O objetivo, comenta Cláudia Santos, presidente da CEU, é transformar a casa em modelo de engajamento e retorno social, devolvendo para a população o conhecimento que seus moradores aprendem na Universidade.
“A impressão que tínhamos é que a CEU funcionava como um condomínio, um depósito de gente. E na CEU todo mundo tem conhecimento, sabe fazer alguma coisa, são jovens, com disposição”, comenta Cláudia. “É a possibilidade, mesmo que em pequena escala, de a gente contribuir com uma sociedade que tenta ser mais justa e igualitária. É a cidadania universitária na prática.”

Uma das iniciativas, por exemplo, é o “justiça no bairro”, que oferece à população atendimentos jurídicos. Além disso, o laboratório jurídico contará também com jogos lúdicos que possam subjetivar as Leis para facilitar a compreensão e o interesse pela proposta. Os alunos de Direito da CEU irão atuar em conjunto com a promotoria de Comunidades do Ministério Público do Paraná e demais parceiros da Instituição.
Outro projeto é o cursinho pré-Vestibular aberto à toda a comunidade de Curitiba. O cursinho, que já obteve o sucesso de 61% de aprovação no vestibular da UFPR em 2020, é oferecido pela CEU em parceria com a tradicional ONG EM AÇÃO. Para participar, é necessário se inscrever no site da ONG e passar por um processo seletivo promovido pela entidade.

O “CEU Cidadã” possui também atividades de promoção à saúde corporal através do Pilates (promovidas em parceria com o Colégio Estadual do Paraná) e da dança (em parceria com o grupo Kizomba); Aulas de Canto e instrumentos (Promovidos pelo CEP e moradores); Aulas de capoeira (em parceria com o grupo abadá Capoeira) e jiu jitsu (em parceria com o grupo morganti Paraná).
“Todo dia tem pessoas novas. É um orgulho, uma satisfação ter essa procura toda. Para mim só faz bem. Quanto mais alunos, melhor”, afirma Itamar Cardoso da Silva, professor de pilates.

Academia de jovens e aulas de informática

A proposta também possui incentivo Cultural e parcerias estão sendo firmadas com a Biblioteca Pública do Paraná, Academia de Cultura da Lapa e profissionais da imprensa vinculados à Cultura para a criação da academia de Jovens escritores do Estado Paranaense. A ideia da academia é incentivar que jovens ligados às áreas de humanas, ou que gostem de escrever, se reúnam com jovens que estão fora da Universidade ou dos polos da cidade para expressar a literatura por meio de saraus; rodas de leituras ; oficinas e por fim, a publicação de um material realizado pelos participantes

Além disso, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) também demonstrou apoio aos projetos desenvolvidos pela CEU e realizou a doação de 15 computadores para que aulas de informática sejam dadas à comunidade idosa em parceria com o projeto Universidade Aberta da Maturidade promovido pela Universidade Federal do Paraná.

Ecologia e sustentabilidade também estão em pauta

A CEU também está promovendo um projeto de incentivo a agricultura Urbana.
Em uma via de mão dupla, irá receber apoio da Prefeitura Municipal na condução da horta que já possui com doação de mudas, adubo orgânico e apoio técnico dos profissionais do Município. Por outro lado, os lunos que participam do departamento de jardinagem da CEU vão auxiliar a prefeitura na condução da horta na comunidade do Cajuru. O acordo visa projetar e inserir a CEU nas comunidades através de ações pedagógicas e de cunho sensibilizador no âmbito da agricultura urbana.

O reaproveitamento do lixo produzido na casa também entrou na pauta. A CEU abriga 250 alunos e produz uma carga considerável de lixos. Ao realizar uma parceria com a Vaz Consultoria, a CEU passa a descartar o lixo de forma mais responsável e todo o resíduo será separado e vendido, revertendo o valor em um pequeno fundo para fomentos para projetos da Instituição. O lixo que não for vendido será encaminhado para compostagem.
A intenção é reduzir o impacto ambiental causado na cidade (pois deixa de encaminhar seu lixo para os aterros) e passa a contribuir com às metas do desenvolvimento sustentável da ONU.

SERVIÇO

‘CEU Cidadã’
O que é: um programa lançado recentemente pela Casa do Estudante Universitário do Paraná (CEU) e que oferece atividades diversas para a comunidade curitibana.
Iniciativas inclusas: o programa traz aulas de informática, cursinho pré-vestibular, atendimento jurídico, aulas de esporte e
Como participar: Para participar das ações do projeto é necessário enviar um email para a CEU e se informar quanto às vagas disponíveis:
E-mail: [email protected]
Mais informações: (41) 3351 – 1984 (tem Whatsapp)