Levy Ferreira/SMCS

A Casa Encantada, que fica dentro do Bosque Alemão, no Vista Alegre, tem programação especial em Língua Brasileira de Sinais (Libras). No último domingo de cada mês, as crianças podem assistir às apresentações das bruxas e se encantar com um cenário de conto de fadas. A próxima edição será neste domingo (24/6), às 14h e 16h, com entrada gratuita.

A contação de histórias é feita por professoras de rede municipal de ensino, fantasiadas de bruxas. A ideia é incentivar a leitura e proporcionar uma experiência diferente para o público ouvinte e surdo. 

No domingo, a bruxinha Dorotéia vai contar A Bela e a Fera e a bruxa Cidinha, O Sapo. A intermediação, com o auxílio de facilitadoras de libras, é um dos serviços prestados pela Assessoria de Políticas para Pessoas com Deficiência da Prefeitura.

A assessora da área, Denise Moraes, explica que a contação de histórias com auxílio de interpretes começou em março deste ano e é uma das ações de inclusão ofertadas pela Prefeitura.

 “É importante para a comunidade surda o entendimento da realidade dos ouvintes. Esse entendimento passa, também, pelos momentos de lazer e de interação social”, afirma Denise.

Segundo a professora Elizabeth César Maschke, a bruxa Beth, a edição especial é realizada com muito carinho e dedicação. “É gratificante ter crianças surdas entre o nosso público. É um movimento de inclusão e amor à literatura”, comenta Elizabeth.

A Casa Encantada é uma construção em estilo alemão que reproduz a moradia da bruxa do conto João e Maria, de autoria dos Irmãos Grimm. É uma biblioteca temática, que faz parte da Rede de Faróis do Saber e bibliotecas escolares da rede municipal de ensino.

Central de Libras

A Central de Libras é um serviço da Prefeitura de Curitiba que facilita a comunicação entre surdos e ouvintes, por meio da Língua Brasileira de Sinais.

Mais informações: (41) 3363-5236