Surf Dog Family

Casal que viaja pelo Brasil com quatro cachorros chega a Curitiba

Os quatro cães da família acompanham todas as aventuras do empresário Ivan Moreira e da publicitária Camila Tani.
Os quatro cães da família acompanham todas as aventuras do empresário Ivan Moreira e da publicitária Camila Tani. (Foto: Divulgação )

Viajar é uma aventura deliciosa, independentemente do destino. Claro que os imprevistos podem acontecer e, dependendo de como os viajantes encaram os fatos, eles se podem transformar em grandes experiências e aprendizados. Para muitos, o maior desafio de viajar é a fase de preparação: roteiro, planejamento, bagagem e aqueles inúmeros outros detalhes que quem gosta de colocar o pé na estrada conhece bem.

Imagina então quando, além da infraestrutura tradicional necessária para qualquer bate e volta, o roteiro inclui quatro cachorros tão aventureiros quanto seus donos. É o caso da Surf Dog Family, que partiu na terça-feira (26) da cidade do Rio de Janeiro (RJ) e vai viajar por quatro países a bordo de um motorhome. Nesta sexta-feira (29), a turma chega a Curitiba, onde deve ficar até domingo (01).

A Surf Dog Family é formada pelo empresário Ivan Moreira, 44 anos, a publicitária Camila Tani, 28, e os quatro cães: os dois labradores Bono e Cacau – pai e filha, ele com 11 anos e ela com 2 anos –, o bull terrier Bali Bigorna, 6, e a SRD Moqueca, 1, que juntos embarcaram na Expedição Patagônia.

Apesar da turma já estar bastante acostumada a viajar, essa é a segunda grande temporada de todos juntos fora do Rio de Janeiro, onde moram. Desta vez, a programação prevê a passagem por 24 cidades, distribuídas nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Nessa oportunidade, a família aventureira também vai além das fronteiras brasileiras. No roteiro, estão previstas passagens pelo Paraguai, Uruguai, Argentina e Chile, num total de cerca de 13 mil quilômetros rodados.

A ideia de embarcar rumo ao frio surgiu após a expedição para o Nordeste, no final do ano passado. Eles decidiram fazer o trajeto contrário, em direção ao Trópico de Capricórnio – uma das linhas imaginárias que dividem a Terra em zonas climáticas – e descobrir novos lugares junto com os “anjos de quatro patas”, como se referem aos cães.

Como parte dos patrocinadores dos projetos da Família Surf Dog está localizada no Sul do Brasil, a ideia acabou unindo o trabalho a um desejo de todos. O desafio, porém, era a questão logística. “Uma das coisas mais desconfortáveis naquela viagem ao Nordeste era o arrumar e desarrumar o carro, as malas, cada vez que íamos cair na estrada”, relata o empresário.

A ideia do motorhome surgiu aí, por questões práticas, para facilitar a vida de todos e poupar tempo. Além disso, esse tipo de veículo seria uma alternativa para os locais onde não fosse possível encontrar hospedagem para o casal e os cães. “Afinal de contas, não é qualquer lugar que vai aceitar nos receber, com quatro cachorros grandes”, diverte-se o empresário, que tem inúmeras histórias ao lado do Bono, com quem viaja desde que o cão era filhote, há 11 anos.

MERCADO PET FRIENDLY

Acostumado a viajar com os animais, Ivan afirma que o cenário pet friendly no Brasil evoluiu muito nos últimos anos, com muito mais espaços acessíveis aos animais de estimação. “Antigamente eu passava perrengue para encontrar espaços acessíveis a pets, hoje melhorou muito”, comenta o empresário, que fez diversas viagens internacionais com Bono, que inclusive é pentacampeão mundial de surfdog.

As estatísticas confirmam a percepção do empresário. Uma pesquisa da Decode, empresa especializada em análise de dados, divulgada em meados de 2021, mostrou que as buscas por hotéis pet friendly tinham crescido 238% desde o início da retomada do movimento no setor de turismo, em janeiro do ano passado. Já as buscas por informações de como levar cachorro em avião haviam aumentado 170%.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação, o Brasil é o segundo país no mundo em população de cães, gatos e aves canoras e ornamentais e o terceiro maior em população total de animais de estimação. São 54,2 milhões de cães, 23,9 milhões de gatos, 19,1 milhões de peixes, 39,8 milhões de aves e mais 2,3 milhões de outros animais. O total é de 139,3 milhões de pets.

ANIMAL NÃO É BAGAGEM

Mas ao contrário do que muita gente costuma pensar, viajar com cachorros tem uma série de exigências e cuidados. No caso da Surf Dog Family, a bagagem inclui sacos de ração adequada para cada um dos cães, cinto de segurança, roupas e acessórios para frio (ou calor, dependendo da viagem), camas, vitaminas, brinquedos e até protetor solar específico para cachorro.

Isso sem falar na documentação, que é um capítulo à parte, já que cada país tem diretrizes próprias para permitir a entrada de animais em seu território – uma exigência sanitária, uma vez que os animais podem ser vetores de diversas doenças.

ADOTADA

Dizem que não são as pessoas que escolhem os animais e sim o contrário. No caso da Moqueca, a mais nova integrante da Surf Dog Family, o ditado popular se concretiza.

Em outubro de 2021, durante a expedição ao Nordeste, a pequena cachorrinha cruzou com a família – até então com três cães – em Taipu de Fora, na península de Maraú, na Bahia.

Ela passou a tarde com eles e se recusava a sair de perto deles, a ponto de chorar impedindo todos na pousada de dormir. Eles chegaram a pesquisar quem seria o dono da cachorrinha, mas ele mostrou que não tinha condições de manter o animalzinho. Nessa hora, o coração de Camila e Ivan falou mais alto. “A gente até se impressiona da forma como a Moqueca se integrou à família. No segundo dia conosco, ela já estava dentro de um carro viajando. Ela se adaptou muito rápido”, relembra a publicitária.

A família já é famosa nas redes sociais (@familiasurfdog) e na televisão, já que o Bono tem até um programa no Canal Off, mas quem quiser conhecê-los pessoalmente, eles estarão nesta sexta-feira (29), a partir das 11h, na DrogaVet Curitiba, na Rua Castro Alves, 55, Batel. A família  também estará neste sábado (30), ao meio-dia, na Rua Chile, 1251, loja 2, no Prado Velho.