Saúde bucal

Causas do mau hálito podem passar de 30

(Foto: Franklin de Freitas/Arquivo Bem Paraná)

Você acorda, desliga o despertador, levanta da cama, toma um banho, se troca, faz a primeira e mais importante refeição do dia e escova os dentes. Está pronto para ir trabalhar. Ao chegar no trabalho, você, de máscara, devido a pandemia, começa a sentir um cheiro estranho: Está com mau hálito. Mas como, se escovou os dentes antes de sair de casa?

O deselegante mau hálito, sem dúvida, é um problema que gera desconforto e vergonha. Principalmente se você não carrega consigo uma escova e pasta de dentes, quando sente aquele “bafinho”, é comum ter medo de conversar próximo às pessoas e comer ao lado de alguém, mesmo sendo atitudes básicas para convívio social.

Para entender melhor como funciona o mau hálito e porquê ele se dá, a especialista em halitose, Cláudia Gobor, explica que “O mau hálito pode ter várias origens. Desde um problema mais fácil de resolver, como um problema bucal mais sério. Às vezes, por exemplo, o mau hálito pode estar relacionado aos alimentos consumidos”.

O mau hálito, também conhecido como halitose, acomete 1 em cada 3 pessoas adultas. “Mais comum do que parece, a halitose é um problema comum às pessoas. As causas podem passar de 30, mas geralmente são as mesmas para alteração do hálito”, explica a Presidente da Associação Brasileira de Halitose.

O problema pode resultar de causas comuns, como:

Saburra;
Cárie;
Periodontite;
Gengivite;
Cáseos Amigdalianos;
Xerostomia.

“Não só na boca, a causa do mau hálito pode surgir de outras alterações pelo corpo. São chamadas as causas extrabucais”, comenta a doutora. São elas:

Estresse;
Refluxo Gastroesofágico;
Insuficiência renal e hepática;
Infecções nos brônquios e pulmões;
Infecções na garganta e no nariz.

A halitose é um problema comum que pode ter várias causas. Se você tem problema com alterações no hálito, mas não o porquê, tente identificar o problema através destas causas e, caso vá além da higiene, procure um dentista especializado para solucionar o problema.