A Associação de Celíacos do Paraná (Acelpar) promove neste sábado (18) um encontro no Centro de Criatividade do Parque São Lourenço, em Curitiba. Será a primeira feira gastronômica gluten free da Capital, das 12 às 16 horas. Serão 11 empresas que fornecerão variados tipos de alimento, todos gluten free (tendo opções sem lactose e veganas) criando assim a primeira praça de alimentação gluten free do Brasil.

O evento além de abrir mais espaço para os portadores da doença celíaca, também comemora a inclusão. O estado do Paraná é pioneiro em vários projetos de inclusão dos celíacos — lei da prateleira para produtos sem glúten (2010), lei do Dia Estadual do Celíaco (2016), validação de restaurantes aptos a celíacos realizado pela Acelpar entre outros.

“Em Curitiba temos 15 restaurantes aptos a celíacos e a cada mês essa lista aumenta”, diz Paulo Moisés Sezerino, um dos diretores da Acelpar. Como comparação, em São Paulo seriam apenas seis restaurantes homologados para celíacos. No evento de amanhã ainda haverá uma equipe para tirar dúvidas sobre a doença celíaca: gastroenterologista, psicóloga e a equipe da Acelpar.