O Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin) da UFPR oferecerá cursos intensivos no Verão de 2018, um durante o mês de janeiro e outro no de fevereiro, em Curitiba, com oferta de turmas para o estudo de dez línguas: Árabe, Alemão, Espanhol, Francês, Grego, Inglês, Italiano, Japonês, Latim e Russo. É a primeira vez que o Celin-UFPR oferece dois cursos intensivos de verão, em vez de somente um, que tradicionalmente começava em janeiro.

As inscrições para os cursos são presenciais na sede do Celin XV (R. XV de Novembro, 1.441) e, no caso do curso de janeiro, serão realizadas já nesta quinta-feira (4) e na sexta (5), das 8 às 20 horas, em faixas de horário definidas para cada curso. Para o curso de fevereiro, o período de inscrições vai de 8 a 9 de fevereiro.

Alunos que possuem conhecimento do idioma poderão realizar um teste de nivelamento antes de se inscreverem, em datas pré-fixadas, ao custo de R$ 25. Para isso, é preciso fazer um pré-cadastro no sistema Siga (http://bit.ly/2CA6lyu) e emitir uma Guia de Recolhimento da União (GRU). O comprovante de pagamento da GRU deve ser apresentado nos dias programados para o teste, realizado no Celin XV. O passo a passo completo está disponível no site do Celin (veja em http://bit.ly/2CNLO6i).

Os preços dos cursos intensivos variam para alunos da UFPR e da comunidade externa. A tabela de preços para 2018 pode ser consultada no link http://bit.ly/2qlOJQS. Já o material didático necessário são livros pré-definidos que acompanham o nível do aluno.

Janeiro

Para o curso de janeiro, as inscrições começam nesta quinta-feira (4) e terminam na sexta (5), das 8 às 20 horas.

Serão distribuídas senhas, portanto é preciso atenção aos horários em que as inscrições ocorrerão para cada curso: para o de Inglês e o de Espanhol, o atendimento será a partir das 8 horas; para o de Francês e o de Alemão, a partir das 10 horas; para o de Italiano, a partir das 13 horas; e, para Árabe, Grego, Latim, Japonês e Russo, a partir das 14 horas.

No caso de vagas remanescentes, haverá outro período de inscrições nos dias 8 e 9.

Em janeiro, o período de aulas será do dia 8 ao 26. Dias e horários de aulas já estão definidos e podem ser conferidos em http://bit.ly/2Cix0LQ.

As turmas e níveis disponíveis são: Árabe 1; Espanhol Básico 1 e 2; Grego Bíblico 1 e 2; Inglês Básico 1, 2 e 3, Pré-intermediário 3, Intermediário 1 e 3; Alemão 1 e 2; Francês Básico 1, 2, 3 e 4; Italiano 1, 2 e 3; Japonês 1; e Russo 1.

Fevereiro

Para o curso de fevereiro, os testes de nivelamento serão realizados em 29 e 30 de janeiro.

As inscrições, por sua vez, serão recebidas nos dias 1º e 2 de fevereiro, também no Celin XV. Os horários definidos para as inscrições em cada curso serão divulgadas em breve pelo Celin (acompanhe em http://bit.ly/2lRLtXZ).

No caso de sobrarem vagas, ocorrerá outro período de inscrições nos dias 5 e 6 de fevereiro. As aulas do curso de fevereiro ocorrerão entre 5 e 28 de fevereiro.

Mais informações sobre os cursos intensivos podem ser obtidas no Celin XV ou pelo telefone (41) 3363-3354.

Vagas gratuitas

É possível pleitear vagas gratuitas para cursar línguas no Celin-UFPR, conforme a previsão para atividades de extensão da universidade, por meio de edital específico que será lançado no dia 15 de janeiro. O edital contempla apenas os cursos extensivos de línguas, marcados para começar em março.

O pedido de gratuidade deve se enquadrar em situações pré-determinadas e ser encaminhado à comissão do Celin para apreciação.

É possível fazer um pré-cadastro para facilitar o processo, por meio de formulário disponibilizado no site do centro. O pré-cadastro é um facilitador e depende da entrega da documentação necessária, portanto não é uma garantia de gratuidade nem de vaga.

Para mais informações sobre o edital de vagas gratuitas, acesse http://bit.ly/2qnWoP1.