Arquivo Bem Paraná – Centrais realizam protesto na teru00e7a

As centrais sindicais farão um protesto contra a extinção do Ministério do Trabalho anunciada pelo novo governo. O ato será realizado, às 10 horas, em frente a sede da Superintendência do Trabalho, na Rua Martins Fontes, 109, São Paulo/SP.

Desde o anúncio da extinção do Ministério, que deverá ser encampado por outras três pastas, as centrais reagem contra a medida. Na quarta-feira (5) divulgaram uma carta de repúdio contra a medida. Leia:

"A declaração do presidente eleito, Jair Bolsonaro, que disse que “é horrível ser patrão no Brasil”, reflete sua falta de consideração e demonstra total desconhecimento da situação causada pela reforma trabalhista, que resultou em perda de direitos e não gerou empregos no País. É lamentável que, em uma nação com 13 milhões de desempregados, o presidente eleito faça tal declaração para agradar apenas aos empresários, que financiaram e apoiaram sua eleição.

Sobre o fim do Ministério do Trabalho, as Centrais Sindicais lembram que o MT foi criado em 1930, e que cumpre um papel importante na sociedade. Vale ressaltar que sua função é discutir questões como as políticas necessárias para a criação de empregos e a geração de renda, auxílios ao trabalhador, fazer evoluir as relações de trabalho, fiscalizar, promover políticas salariais, de formação e desenvolvimento para os trabalhadores e garantir segurança e saúde no trabalho. Desta forma, a importância e a relevância política do MT são inquestionáveis.

É preocupante o fim do MT. Para a classe trabalhadora isto representará um retrocesso político que vai resultar em enormes prejuízos aos trabalhadores da ativa, aos aposentados e aos pensionistas. A fiscalização contra trabalhos análogos à escravidão e à prevenção contra acidentes serão desarticuladas, gerando enormes prejuízos à sociedade. E os números já são alarmantes: em 2015 tivemos o registro de 376 mil casos de afastamento em função de acidentes de trabalho".

A carta é assinada por dirigentes da Força Sindical, Central dos Sindicatos Brasileiros, Central Única dos Trabalhadores, Central dos Trabalhadores Brasileiros e Nova Central Sindical dos Trabalhadores.

Agenda: Protesto contra a extinção do Ministério do Trabalho

Data: 11 de dezembro
Horário: 10 horas
Local: Superintendência do Trabalho
Endereço: Rua Martins Fontes, 109, São Paulo/SP