Será inaugurado hoje, em Foz do Iguaçu, o Centro Integrado de Operações de Fronteira (Ciof). O Ciof reforçará as ações estratégicas estaduais de combate ao tráfico e ao crime organizado. A estrutura passa a integrar o Parque Tecnológico Itaipu, na Itaipu Binacional.
Participam da cerimônia o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro; o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior; e o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna.
O centro visa intensificar e fortalecer a integração entre os agentes de segurança pública no combate ao crime organizado transnacional e atuará prioritariamente em três frentes — operação ostensiva, auxílio de investigação e combate ao crime organizado.
Segundo o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, o centro vai atuar no combate a crimes, tráfico de drogas, contrabando de armas e mercadorias, lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo. O ministro afirmou ainda que este será o primeiro centro e serão instalados outros em áreas de fronteira do país.
Foz do Iguaçu será o plano piloto do Centros Integrados de Operações de Fronteiras. À exemplo dos Fusions Centers americanos, o modelo de atuação conjunta das forças de segurança será replicado em todo o País. É um modelo novo para o Brasil, porém já consolidado nos Estados Unidos e Europa. No País será o primeiro onde oficiais de várias instituições trabalharão no mesmo ambiente, 24 horas, produzindo e administrando ferramentas, compartilhando informações e fazendo análises de segurança pública.