Divulgação/Athletico Paranaense/Fabio Wosniak – Alexandre Mattos: volante chega para fazer exames médicos

O CEO de Negócios de Futebol do Athletico Paranaense, Alexandre Mattos, confirmou que a contratação do volante Alex Santana, 27 anos, do Ludogorets Razgrad (Bulgária). Na mesma entrevista, descartou provisoriamente a contratação do lateral-direito Nathan Santos, 20 anos, do Boavista, de Portugal. “Nesse momento, não. Vamos aguardar um pouquinho”, declarou, em entrevista coletiva no Maracanã, na última quarta-feira (dia 27) à noite.

ALEX SANTANA
Alex Santana foi comprado pelo Ludogorets Razgrad, da Bulgária, em julho de 2020 por 780 mil euros, pagos ao Botafogo. Desde então, foi bicampeão nacional e acumulou 76 jogos, 14 gols e seis assistências pela equipe.

Ele é um volante com características ofensivas, que ‘pisa na área’ e gosta de arriscar chutes de média distância. O estilo é semelhante ao de Christian, que sofreu lesão no joelho e só volta a jogar em outubro ou novembro.

Os demais volantes disponíveis para o técnico Felipão no Athletico são mais defensivos (Hugo Moura, Erick e Matheus Fernandes). Outra opção seria o equatoriano Bryan Garcia, 21 anos, mas o jogador ainda não foi utilizado pelo treinador – seu último jogo foi em 7 de maio.

Já o meio-campista Léo Cittadini vem sendo um ‘curinga’ no elenco desde sua chegada ao clube paranaense: atuou como meia ofensivo centralizado, como meia-ponta (ou extremo) e como volante.

Além disso, o volante Pablo Siles foi emprestado ao Cruzeiro.

FERNANDINHO
A lista de volantes ainda tem o ídolo Fernandinho, 37 anos, que foi usado como zagueiro no Manchester City pelo técnico Pep Guardiola na temporada 2019/20 – foram 37 partidas como defensor. Nas temporadas 2020/21 e 2021/22, o jogador atuou cinco vezes como zagueiro e 51 vezes como volante.

Com Felipão, Fernandinho fez duas partidas como titular e demonstrou certa liberdade ofensiva, mas não com as mesmas características de Christian ou Alex Santana.

ACESSO COM O PARANÁ
Alex Santana era um jogador com pouco espaço no mercado até 2017, quando se destacou pelo Paraná Clube, entre janeiro e maio, com grandes atuações. Ele não chegou a participar da campanha do acesso do clube paranaense para a primeira divisão – atuou apenas em uma partida da Série B daquele ano —, pois acabou chamado de volta pelo Internacional, clube que o revelou e possuía seus direitos econômicos.

O volante voltou ao Paraná em 2018, novamente por empréstimo, e faz um Brasileirão consistente, apesar do rebaixamento da equipe. Ele disputou 27 rodadas (21 como titular), marcou quatro gols e não deu assistências.

Em 2019, deixou o Inter e acertou com o Botafogo. Conseguiu se destacar pelo clube carioca nas temporadas 2019 e 2020 – somou 53 jogos, 11 gols e 1 assistência. Em seguida, acabou vendido ao Ludogorets.

CHAMPIONS
O Ludogorets está disputando as fases preliminares da Liga dos Campeões da Europa. Na primeira fase, eliminou o Sutjeska, de Montenegro – inclusive com Alex Santana marcando um dos gols. Na segunda fase, passou pelo Shamrock Rovers, da República da Irlanda. O volante brasileiro foi titular nas quatro partidas. Na próxima fase, o clube búlgaro pega o Dinamo Zagreb, da Croácia.

NATHAN SANTOS
O Athletico Paranaense chegou a estudar a contratação do lateral-direito Nathan Santos, 20 anos, do Boavista, de Portugal. O jogador foi revelado pelo Vasco e atuou as duas últimas temporadas pelo clube português.

Em julho de 2021, o Boavista pagou 1,28 milhão de euros ao Vasco pelo jogador. Ele tem contrato até 2025 com o clube português. Nos bastidores, a informação inicial é que o Athletico ofereceu 2 milhões de euros para adquirir Nathan Santos. Parte dos direitos econômicos do jogador (25%), ainda pertencem ao Vasco.

Na temporada 2021/22, o Boavista terminou em 11º lugar no campeonato nacional, com Nathan Santos atuando em 30 das 34 rodadas (25 como titular). Ele não fez gols, mas deu duas assistências.

O time usou o 3-4-3 na maioria dos jogos e Nathan atuou aberto pelo lado direito nessa linha de quatro em 14 jogos. Em três jogos, foi lateral-direito. Atuou seis partidas como zagueiro. Jogou como lateral-esquerdo em uma partida. E foi ponta-direita em um jogo.

No ranking de desempenho do WhoScored, o brasileiro teve nota média 6,65, a sexta melhor da equipe na temporada 2021/22. O craque do time foi o meia Gustavo Sauer (29 anos, ex-Paraná Clube), com nota média 7,13 — ele marcou 6 gols e deu 6 assistências em 26 jogos.