Marcelo Camargo/ABr – Declaração pode ser entregue até a noite do dia 30 de abril

Até as 17 horas desta segunda-feira (18), 195.120 declarações do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) foram recebidas pela Receita Federal enviadas por paranaenses. O número representa quase 10% do total de documentos estimados para este ano, de 1,970 milhão de declarações. Comparativamente a um período semelhante do ano passado, são mais contribuintes do Estado encaminhando o documento. No dia 16 de março de 2018, a Receita havia recebido pouco mais de 164 mil declarações do Paraná.

No cenário nacional a mesma situação. Até ontem eram mais de 3,8 milhões de declarações entregues, de um total estimado de 30,5 milhões para o exercício deste ano. No ano passado eram 3,2 milhões até o dia 15 de março daquele ano. Lembrando que no ano passado a entrega da declaração começou no dia 1º de março e neste ano apenas no dia 7 de março.

O prazo de entrega da declaração é de 7 de março a 30 de abril.Todas as informações sobre a Declaração do IRPF 2019 estão disponíveis em: https://receita.economia.gov.br/noticias/ascom/2019/fevereiro/publicadas-as-regras-sobre-a-entrega-da-dirpf-2019

Como declarar
A declaração pode ser feita de três formas: pelo computador, por celular ou tablet ou por meio do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC). Pelo computador, será utilizado o Programa Gerador da Declaração – PGD IRPF2019, disponível no site da Receita Federal.

Também é possível fazer a declaração com o uso de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, por meio do aplicativo “Meu Imposto de Renda”. O serviço também está disponível no e-CAC no site da Receita, com o uso de certificado digital, e pode ser feito pelo contribuinte ou seu representante com procuração.

Para a transmissão da Declaração pelo PGD não é necessário instalar o programa de transmissão Receitanet, uma vez que essa funcionalidade está integrada ao IRPF 2019. Entretanto, continua sendo possível a utilização do Receitanet para a transmissão da declaração.

O serviço Meu Imposto de Renda não pode ser usado em tablets ou smartphones para quem tenha recebido rendimentos superiores a R$ 5 milhões.