SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Com dificuldade de abastecer sua frota, cerca de 30% dos ônibus que circulam no estado do Rio estão parados nas garagens nesta quinta-feira (24), em razão da greve de caminhoneiros. A informação é da Fetranspor, a federação de empresas de ônibus do Rio.

Desde segunda passada (21) que os caminhões tanque que abastecem as garagens das empresas que operam no estado interromperam o serviço.

Dos cerca de 23 mil ônibus no estado, oito mil estariam parados. Donos de empresa estariam operando sob plano de contingência. Ônibus estão sendo abastecidos em postos de gasolina convencionais, numa prática incomum, já que o abastecimento é feito diretamente nas garagens.

As empresas fazem, desde segunda, a gestão de seus estoques de combustíveis. Segundo a Fetranspor, algumas empresas estão retirando combustível de ônibus que estavam parados por manutenção para colocar combustível nos com condição de rodar.

Na capital fluminense, segundo a Rio Ônibus, sindicato das empresas que atuam no município, 40% da frota está está parada.

Em razão disso, cariocas e fluminenses tiveram dificuldade para chegar no trabalho pela manhã. O metrô e os trens urbanos tiveram aumento da demanda.