Quem visitar Curitiba, a “Capital da Cerveja Artesanal”, poderá, além de matar a sede, levar para casa uma lembrança da experiência por microcervejarias da cidade. Dez dos 59 novos souvenires do projeto SouCuritiba, programa de economia criativa, farão parte de uma coleção batizada de “Curitibéra”. O nome é uma referência um roteiro desenvolvido pela Prefeitura de Curitiba, que mapeou os principais pontos da cultura cervejeira no município e na região metropolitana. O lançamento dos produtos será no próximo dia 21, às 14 horas, no Pub da Cervejaria Bastards (avenida Iguaçu, 2300, Água Verde).

A nova linha contará com produtos como porta-chaves e porta-copos, imãs postais e jogos americanos com estampas relacionadas à capital. Ao todo, o projeto SouCuritiba tem 229 produtos em catálogo. A fabricação envolve 68 empreendedores. Todos receberam capacitação do Sebrae/PR para o desenvolvimento dos produtos.

“Esta coleção mostra a importância do setor cervejeiro para Curitiba a partir de uma proposta de inovação nos souvenires. Mais do que a imagem que a cidade já possui, os produtos promovem a vivência com as cervejas artesanais na cidade. O visitante pode, por exemplo, fazer seu roteiro e levar um destes produtos para casa, para contar a história da cultura da cervejaria artesanal em Curitiba”, destaca a consultora do Sebrae/PR, Patrícia Albanez.

Para o presidente da Associação das Microcervejarias do Paraná (Procerva), Richard Buschann, a proposta da “Curitibéra” chama atenção para a influência da cerveja artesanal não só na economia da cidade, mas também na cultura dos curitibanos. “A cerveja, assim como o vinho, também tem sua cultura e história. Essa valorização está começando a aparecer agora no Brasil e refletindo em Curitiba”, observa. Buschann estima que a capital reúna em torno de 50 marcas cervejeiras.

Oficialmente, Curitiba é considerada “Capital da Cerveja Artesanal” desde 2017, quando foi aprovado na Câmara de Vereadores um projeto de lei concedendo o título ao município. Apesar de não reunir ainda o maior número de cervejarias artesanais do Brasil, Curitiba é terra de marcas premiadas nacional e internacionalmente, como Bodebrown e Bier Hoff.

A presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, acredita que os novos produtos devem ter uma boa receptividade entre o público. “Ficamos muito satisfeitos de ver o projeto prestigiar e aprimorar os souvenires com temas atuais e diversificados. Estamos apostando no incremento das vendas”, diz.

Sobre o Projeto

Criado em 2013 pelo Sebrae/PR, o SouCuritiba segue com produtos à venda em oito pontos fixos e em uma loja virtual. São parceiros na iniciativa o Instituto Municipal de Turismo, Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Centro Brasil Design e o Curitiba Convention & Visitors Bureau. Em 2018, somaram-se a esses parceiros também a Procerva.

O projeto tem como objetivo qualificar produtores locais em etapas como consultoria, treinamento e criação de produtos inovadores, associados ao turismo e à identidade cultural curitibana. Em cinco anos, mais de 63 mil produtos já foram vendidos, gerando um faturamento de cerca de R$ 900 mil.

Neste ano, a iniciativa ficou entre os finalistas do prêmio Brasil Design Award, na categoria Design de Impacto Positivo. A premiação é considerada a maior e mais importante do design nacional. O reconhecimento vem fortalecer a imagem do SouCuritiba e da capital paranaense, o primeiro município brasileiro a ingressar na lista de cidades criativas da Unesco, como “Capital do Design”. A divulgação dos vencedores ocorrerá no final do mês, em São Paulo.