Campeão olímpico e mundial, Cesar Cielo disputa sua última competição de 2009 a partir desta quarta-feira, no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo. No local, o nadador participará do Campeonato Brasileiro Sênior e do Torneio Open, que serão realizados de forma simultânea.

A competição fechará mais um ano especial na carreira de Cielo, que conquistou as medalhas de ouro nos 50 e 100 metros livre, sendo esse último com direito a novo recorde do mundo, em feitos históricos para a natação do Brasil obtidos no Mundial de Roma, em agosto.

Na sua disputa derradeira na temporada, Cielo vai priorizar os 50 metros livre naquela que será a sua última competição usando maiô tecnológico, que a partir de 2010 estará proibido pela Federação Internacional de Natação (Fina). A entidade optou pela proibição dos trajes que ajudaram os nadadores a quebrar dezenas de recordes apenas neste ano.

“Eu treinei para competir muito bem. Se eu acordar legal no dia da prova, e se tudo der certinho, posso fazer um bom resultado nos 50 metros livre”, afirmou Cielo, que disputa em São Paulo a sua principal competição em cinco meses, depois de ter ficado fora das etapas da Copa do Mundo e competido no Campeonato Paulista, o qual usou como aquecimento para o Open.

A estreia de Cielo no torneio será nos 100 metros livre, na oitava prova de uma série que começará a ser realizada às 16h30 desta quarta-feira. Os oito melhores nadadores das baterias classificatórias fazem a decisão do Open na quinta-feira, a partir das 9h30.

Já os 50 metros livre Cielo começará a disputar na quinta-feira. A final da prova acontecerá na sexta, também a partir das 9h30.

O técnico Alberto Silva, que preparou Cielo no segundo semestre, afirmou que o nadador está “muito bem” para conseguir bons resultados. “Vai depender do dia. Se considerarmos as coisas que ele fez em treinos, dá para ter uma expectativa muito boa em relação aos 50 e aos 100 metros”, disse Silva, que é treinador da equipe de natação do Pinheiros, clube defendido por Cielo.

O campeão olímpico e mundial ainda está inscrito nas provas dos 50 metros borboleta e poderá integrar os revezamentos da equipe do Pinheiros, caso seja escalado por Silva. O clube lutará por medalhas no 4×50 metros livre, no 4×100 metros livre e 4×100 metros medley. “Acho que pelo menos o 4×50 metros livre ele nadará. Em princípio, ele é titular nos três revezamentos, mas ainda vamos ver dentro da competição, vamos decidir”, disse.

THIAGO PEREIRA – Outro destaque da natação brasileira que disputará o Open será Thiago Pereira. Ele acredita que a competição servirá para ele avaliar a sua atual forma. Inscrito em sete provas, o nadador tem treinado nos Estados Unidos e não compete no País desde o Troféu José Finkel, realizado no início de setembro.

“Tenho certeza de que será uma competição bem legal e servirá de avaliação para o meu técnico do Brasil, Fernando Vanzella”, comentou Thiago, que está estudando na Universidade de Santa Monica e treinando na Universidade do Sul da Califórnia. “Meu grande objetivo em 2010 vão ser os Jogos Pan-Pacíficos”, revelou

Thiago Pereira está inscrito nas provas individuais dos 200 metros medley, livre e peito, dos 100 metros borboleta. Além disso, também vai participar dos revezamentos 4×50 metros e 4×100 metros livre, além do 4×100 metros medley. Depois da competição, ele vai permanecer no Brasil até o dia 5 de janeiro.