Um campeão no esporte e na vida. Cezar Jesus Ferreira, mais conhecido como Cezar Mutante ganhou projeção internacional quando foi campeão do primeiro The Ultimate Fighter (TUF) Brasil, em 2012. Seu técnico e amigo, Victor Belfort, conduziu Mutante pela brilhante trajetória no reality show. Ao sagrar-se campeão dos pesos-médios na competição ele também garantiu contrato no UFC. Em suas lutas dentro do octógono o atleta sempre mostrou sua explosão e técnica, conquistada com anos de intensos treinamentos em diversas modalidades de lutas entre elas a capoeira, modalidade responsável pela entrada de Cezar no mundo do esporte. O atleta, que passou por delicadas cirurgias e quer compartilhar com as pessoas sua história de superação, estará em Curitiba e Região Metropolitana dos dias 03 a 06 de agosto para uma série de atividades. Entre elas seminários que incluem palestras sobre sua trajetória de superação e treinos, visita aos pacientes de um hospital e o reencontro com seus primeiros Mestres.

CIRURGIA E SUPERAÇÃO

Lutador profissional desde 2007, Mutante nasceu em Catanduva, mas passou a maior parte de sua vida em Ibitinga, interior de São Paulo. Acostumado com a rotina puxada de treinamentos e lutas, em 2014 Cezar enfrentou um momento crítico em sua vida. Depois de anos sentindo dores na lombar, precisou operar a coluna. Mesmo os médicos mais otimistas o aconselharam a abandonar a carreira, mas ele não se deixou abater, pois acreditava que poderia voltar. Poucos meses depois, em fevereiro de 2015, retornou a uma luta oficial do UFC. Ele foi vencido por nocaute pelo americano Sam Alvey, mas isso não o abateu. Na época o atleta ele revelou seu drama em uma rede social: “Estou muito orgulhoso de mim e me sinto um vencedor. Venci minha principal luta, que era contra mim mesmo. (…) Pouco mais de cinco meses atrás, tive uma grave lesão na coluna lombar. Essa lesão já me incomodava há mais de 10 anos, e os últimos dois anos da minha vida eu passei dormindo sentado. Se dormisse em qualquer outra posição, eu não andava no dia seguinte. Durante minha luta contra o Andrew Craig, minha vértebra se deslocou ainda mais e, por isso, alguns dias depois, minhas pernas estavam quase que paralisadas. Tive que fazer uma cirurgia de emergência, e o procedimento foi feito pela minha barriga. O médico removeu o disco danificado entre L5 e S1, colocando uma prótese e fixando-a com quatro parafusos. Na mesma cirurgia, foram colocados mais quatro parafusos e duas hastes pela parte posterior, para então concluir a artrodese. Foram 7h de cirurgia.

Três meses depois, quando já estava tudo calcificado e cicatrizado, o médico me liberou para treinar. Começava então minha guerra interna, com meu corpo e mente. Por diversas vezes, eu saí da academia chorando pela tentativa frustrada de tentar fazer uma sombra de boxe, movimentos simples para qualquer lutador, e não conseguir por conta da dor e rigidez no local. Pensei em desistir por diversas vezes, mas sabia que tinha que vencer minha batalha particular. Fiz de tudo para voltar em alto nível, lutando contra meus maus pensamentos, que me diziam ‘você já era’. Eu ia todos os dias até academia, mesmo que fosse pra treinar por 10 minutos ou ficar apenas olhando o treino. Foquei, a vontade de vencer foi maior que o medo de perder e fui melhorando. Então, tive uma grande inflamação sacroilíaca, uma espécie de efeito colateral da cirurgia de artrose, que limitava meus movimentos. Eu mal conseguia abaixar para calçar os sapatos. Voltei ao médico e ele disse que não seria difícil resolver meu problema. Seria necessário fazer uma denervação por radiofrequência na articulação. Dentro da sala para fazer tal procedimento, recebi o convite do UFC para lutar em Porto Alegre. Perguntei ao médico na mesma hora se poderia aceitar. Ele me deu o ‘ok’, desde que eu me sentisse bem diante de tudo que eu havia passado. Aceitei ali mesmo o desafio, dentro da sala de cirurgia. Daquele dia em diante, foquei ainda mais nos treinos, dei o meu melhor na fisioterapia, na dieta, descanso e nos treinamentos. Foi um grande aprendizado. Cheguei bem para o combate, bem treinado e sem nenhuma limitação. Não venci a luta dentro do octógono, mas venci fora dele…, detalhou o lutador.

Mesmo diante de toda essa superação, Cezar Mutante continuou focado e acreditando em seu reencontro com a vitória e, em 2016, emendou uma sequência de três vitórias, ganhando, inclusive, em novembro, um bônus de Performance da Noite no último UFC em São Paulo. Com esse feito, chegou a alcançar a 16ª colocação no Ranking Mundial da categoria, um feito inédito na carreira do lutador. O atleta se prepara para voltar a competir ainda este ano, no dia 28 de outubro, em São Paulo. Hoje com todos os problemas superados ele vive a melhor fase da sua carreira e tem um objetivo de lutar pelo título da sua categoria em 2018.

VISITA AO HOSPITAL

Em sua passagem pela capital paranaense, no dia 04 de agosto Cezar fará uma visita aos pacientes do Hospital Nossa Senhora das Graças. O objetivo é incentivar a recuperação daqueles que passam por um momento que inspira cuidados.

O Hospital Nossa Senhora das Graças é um hospital geral, filantrópico, referência em tratamentos de alta complexidade, como o transplante de medula óssea e hepático. A instituição administra outros cinco hospitais que atendem, em sua maioria, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e precisa de recursos extras para se manter. Por isso, o atleta doará, para um leilão beneficente em prol das instituições, uma camiseta e um par de luvas autografadas, usadas por ele no UFC Fight Night em 2013, combate o qual saiu vencedor no confronto contra Daniel Sarafian. A visita também será um momento especial para Cezar, pois quando o atleta tinha 14 anos perdeu sua mãe vítima de câncer e, por isso, ele deseja passar uma mensagem de força e confiança aos pacientes que enfrentam um tratamento severo.

OS PRIMEIROS MESTRES

Se hoje Mutante é reconhecido no mundo todo como um atleta completo, o início de tudo isso deve-se à capoeira. Um dos responsáveis por esse início foi o Mestre Carvoeiro. Quando morava em Ibitinga, ele coordenava um projeto social chamado Vamos Jogar Capoeira e viu que o menino Cezar – que começou na modalidade com seis anos – desde pequeno, se mostrava com talento acima da média para o esporte e o incentivou. Hoje o Mestre mora na Região Metropolitana de Curitiba e continua fazendo parte da ação social que acontece em várias cidades do Brasil. O projeto tem 32 anos e por ele já passaram 6.400 alunos.

Depois da mudança de Carvoeiro para o Paraná, outra figura importante entrou na vida de Mutante: o Mestre Mão Branca. O mentor, vendo as dificuldades que Cezar passava, convidou o jovem – na época com 17 anos – para morar em sua academia. Foi lá que ele conheceu o MMA.

Em sua visita à região Metropolitana, Cezar irá reencontrar os dois mestres que tiveram um peso importante em sua vida profissional e pessoal. Sem o incentivo e apoio de ambos, Mutante poderia ter feito parte das estatísticas de jovens que seguem pelo caminho da marginalidade. Em Quatro Barras e Campina Grande do Sul, ele irá ministrar Seminários, com aulas práticas e palestras, além de fazer a entrega dos cordões de graduação para as crianças participantes. Sobre o reencontro com seu aluno, Carvoeiro sente alegria em saber que está no caminho certo. É uma satisfação de uma semente plantada lá trás e que deu bons frutos. Outras crianças poderão ver o exemplo e saber que podem acreditar em seus sonhos, fala emocionado.

Cezar Mutante em Curitiba e RMC
– Dia 03/08 – 19h – Seminário Cezar Mutante Campeão do TUF Brasil – academia Cia. Athletica. Endereço: R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Mossunguê, Curitiba.
– Dia 04/08 – 10h – Visita aos pacientes do Hospital Nossa Senhora das Graças. Endereço: Rua Alcides Munhoz, 433 – Mercês, Curitiba.
– 04/08 – 19h – Seminário Cezar Mutante Campeão do TUF Brasil – Festival Paranauê – encontro de amigos da capoeira. Endereço: Ginásio Luiz Tolardo. Rua: Nilo Fávaro, s/n. Quatro Barras.
– Dia 05/08 – 19h – Visita ao Projeto Social Vamos jogar Capoeira, entrega dos cordões às crianças – reencontro com Mestre Carvoeiro e Mestre Mão Branca (primeiros mestres de Cezar). Endereço: Ginásio Luiz Tolardo. Rua: Nilo Fávaro, s/n, Quatro Barras.
– Dia 06/08 – 9h – Seminário Cezar Mutante Campeão do TUF Brasil. Endereço: Ginásio de Esportes Trajano Crisostomo da Silva, Rua Caetano Munhoz da Rocha, 59, Bocaiúva do Sul.

Mais informações: Grupo HLR – Hércules Ribeiro: (41) 99965-4267.