Hoje

Christiane Yared conta tragédia pessoal em livro de escritora mineira

A jornalista mineira Staël Gontijo estará em Curitiba, hoje, às 19 horas, na Livraria Curitiba do ParkShoppingBarigüi para o lançamento do livro A coragem que vem de dentro. A obra conta dez histórias de superação de homens e mulheres que passaram por grandes traumas e fizeram exemplos dessas histórias. Entre os depoimentos colhidos por Staël, está o de Christiane Yared, que perdeu seu filho Gilmar Rafael Yared, num violento acidente de trânsito.
O LIVRO — A Coragem que Vem de Dentro aborda histórias de pessoas comuns que enfrentaram os mais diversos preconceitos, como a da curitibana Christiane Yared que após recolher seu filho no asfalto num acidente que envolvia o deputado estadual Fernando Ribas Carli Filho, criou uma rede de apoio a mães em busca de justiça; o paulistano Luiz Mendes condenado à pena de 132 anos, autodidata inclusive em francês, foi finalista no prêmio Jabuti.
Relatos como o de Marcos Rossi, que mesmo sem braços e sem pernas, percorre o país num humor invejável, ministrando palestras, além de praticar mergulho e tocar em de escola de samba. Ou, ainda, histórias como a do jornalista mineiro Oswaldo Braga que desafiou a suposta estabilidade de um casamento e dois filhos para se unir ao verdadeiro amor de sua vida, e juntos dirigem uma das maiores Ongs do país em prol dos direitos homossexuais. Temas como síndrome do pânico, paraplegia, albinismo são apresentados numa narrativa que convida o leitor à análise do Eu por meio do outro, ao mesmo tempo em que lhe propõe a busca de novas perspectivas pessoal e social.
O livro narra a trajetória de brasileiros que focaram em solução ao invés de problemas, não se deixando intimidar pelo preconceito - gente que venceu não só as adversidades geradas por uma sociedade que pode ser profundamente cruel, como também as limitações físicas e emocionais, alçando vôos acima do esperado por elas próprias. Sem se acomodarem nas conquistas, tais pessoas se dedicam auxiliar o ser humano a despertar em si essa coragem que vem dentro.
Para escrever o livro, Staël Gontijo viajou Brasil afora atrás das mais profundas emoções humanas para brindar o leitor com grandes lições de coragem, perseverança e solidariedade.
A AUTORA —  A mineira Staël Gontijo é jornalista especializada em roteiro e imagem e assessoria de comunicação institucional. Correspondente da revista espanhola Scapada, estreou na literatura com o livro Cogumelo de Espuma - os bastidores de uma política que mata, em novembro de 2008. Esgotado no Brasil, a segunda edição do romance foi lançado em 2009 na versão e-book, e neste ano ganhou sua primeira edição estrangeira, que será lançada em Madri até outubro.

SERVIÇO
Lançamento do livro A coragem que vem de dentro, de Staël Gontijo - com depoimento de Christiane Yared
Hoje, às 19 horas.
- Livraria Curitiba ParkShoppingBarigüi - Rua Professor Pedro Viritato Parigot de Souza, nº. 600.