Aguaceiro

Chuva em Curitiba 'dá vida' ao Rio Belém, no Centro Cívico; veja

(Foto: Daniel Castellano)

Em dias de chuva, o Rio Belém, que costuma percorrer mansamente Curitiba, costuma ganhar uma força extraordinária. E a imagem, que há muito tempo não se via, em face da crise hídrica que o Paraná atravessa, voltou a ser registrada na tarde desta quarta-feira (10 de junho), após (finalmente!) voltar a chover mais significativamente na capital paranaense.

A foto acima e os vídeos abaixo, feitos pelo repórter fotógrafico Daniel Castellano, mostram como o rio ficou cheio e forte na região do Centro Cívico, próximo da Prefeitura de Curitiba e da ciclovia que liga o Centro Cívico ao Parque São Lourenço.

Segundo informações do Sistema Meteorológico do Paraná, entre 12 horas e 14h30 a estação de Curitiba registrou precipitação de 40,4 milímetros de chuva na capital paranaense. A chuva vem em ótima hora, tendo em vista o fato de o Paraná encarar sua mais grave crise hídrica das últimas décadas.

Historicamente, dados do Inmet mostram que no mês de junho costuma ocorrer, em média, a precipitação de 104,5 milímetros de chuva. Dessa forma, temos que em algumas poucas horas choveu o equivalente a 38,7% do total esperado para o mês.

Em 2020, entre os meses de janeiro e maio, o Inmet registrou um acumulado de 188 milímetros de chuva na capital paranaense. A média histórica para o período é de 665 mm.

Confira os vídeos abaixo, feitos pelo repórter fotógrafico Daniel Castellano