PRF/Divulgação

A passagem de uma frente fria pelo Paraná durante a madrugada deste sábado (23) provocou chuvas fortes acompanhadas de muitas descargas elétricas, rajadas de ventos fortes e até granizo em diversas regiões paranaenses. Em Maripá, no Oeste do Estado, de acordo com a Defesa Civil, mil casas foram atingidas pelo granizo. Em Jesuítas, no Oeste do Estado, a tempestade deixou estragos em pelo menos 100 residências. Em Maringá, no Noroeste do Paraná, houve registro de queda de árvores e interdição de rodovias importantes, como a BR-376.  

Em Curitiba e Região Metropolitana, várias residências ficaram sem energia entre as 4 e 8 horas deste sábado (23). Boletim da Defesa Civil, divulgado pela Prefeitura de Curitiba, mostra que os ventos chegaram a 32,8 Km/h  e a chuva acumulada a  13,6 mm, segundo dados do Simepar.  Foram registradas duas ocorrências: uma queda queda de árvore com bloqueio de via no bairro Bom Retiro e uma queda de árvore sobre muro e fiação elétrica no bairro Cajuru.

 Outras cidades do Paraná com grandes acumulados de chuva entre as estações de medição do Simepar foram Goioerê (44 mm), Toledo (42,8 mm), Pato Branco (41 mm), Colombo (40,4 mm), Marechal Cândido Rondon (39,4 mm), Cascavel (38 mm), Ponta Grossa (32,8 mm), Santa Helena (31,4 mm) e Morretes (31 mm).

Sem energia

Cerca de 1.000 profissionais da Copel estão trabalhando em todo Paraná para recompor a rede de energia elétrica danificada pelas fortes chuvas que atingiram o Estado no fim da tarde de sexta-feira e se intensificaram durante a madrugada deste sábado (23). As regiões mais atingidas foram o Noroeste (agora com 156,8 mil clientes desligados) e o Oeste (agora com 29,5 mil dealigados).

Segundo boletim das 12 horas, 221,7 mil clientes então sem energia em todo o Estado. Por volta das 5h45, auge do temporal, esse número chegou a 473 mil.

Entre as cidades com maior número de clientes sem energia, no momento, está Maringá, com 54 mil clientes desligados. A ventania derrubou diversas árvores em cima da rede de energia da cidade. Paiçandu e Mandaguaçu estão com cerca de 28 mil e 13 mil unidades consumidoras desligadas, respectivamente.

A Copel reitera a orientação de se manter distância de situações que possam oferecer risco, como fiação rompida ou postes quebrados.

É possível comunicar a falta de luz pelo aplicativo da Copel, site www.copel.com, e pelo telefone 0800 51 00 116. Ou encaminhando uma mensagem de texto (SMS) para o número 28593, com as letras SL e o número da unidade consumidora.

Pode faltar água

A Sanepar informa que, devido a fortes chuvas e temporal ocorridos nesta sexta (22) e madrugada de sábado (23), houve quedas de energia no sistema de produção da Estação de Tratamento de Água Passaúna, em Curitiba. A Copel foi acionada para restabelecer o fornecimento de energia. Pode haver falta de água e/ou oscilação de pressão na rede em vários bairros. O abastecimento deve normalizar ao longo do dia, até o período da noite.

Em Curitiba, nos bairros: Fazendinha, São Miguel, Augusta, CIC, Campo de Santana, Caximba, Ganchinho, Tatuquara, Umbará, Sítio Cercado, Cascatinha, Santa Felicidade, São João, Butiatuvinha, Mossunguê, Augusta, Bigorrilho, Campina do Siqueira, Campo Comprido, Santo Inácio, Riviera, São Braz, Orleans, Cascatinha.

O que vem por aí

Neste sábado (23), de acordo com o Simepar, o tempo segue instável com chuvas isoladas entre as regiões noroeste, norte o leste do estado, porém no decorrer da tarde, o sol aparece entre nuvens nestes setores. Entre o oeste, sudoeste e centro-sul, o dia está começando com muitas nuvens e chuvas fracas e isoladas, mas no decorrer da tarde o sol predominará nas regiões. A semana, aliás, deve ser sem chuva, começando por domingo (24), quando o tempo deve ficar nublado em Curitiba, com temperaturas variando entre 16 e 25 graus. Na segunda (25) também deve ficar nublado, com temperaturas entre 17 e 27 graus.