Sanepar

O nível do Sistema de Abastecimento de Água Integrado de Curitibas chegou a 79,40% nesta terça-feira, 18, conforme os dados da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Ou seja, o número está a 0,60% de atingir 80%, número em que a diretoria da Sanepar prometeu encerrar o rodízio de água em Curitiba e Região. 

O rodízio de abastecimento de água começou em março de 2020. Em agosto de 2020, período mais crítico, o rodízo chegou a ser de 36 horas com água e outras 36 sem. Hoje, o tempo de abastecimento está em três dias e meio (84 horas com água) e até 36 horas de suspensão no fornecimento.

Desde o começo do ano, as chuvas têm ajudado na recuperação dos reservatórios.  Desde 6 de janeiro, vem mantendo o nível médio acima dos 70%, que é o maior patamar desde a implantação do rodízio há quase dois anos.

A previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar)  é de que os dias de chuva devem permanecer durante toda essa semana. Os próximos dias devem ainda ser de chuva e calor em Curitiba, com as máximas chegando a 32ºC.