Reprodução/Sindicato

Com essas chuvas fortes dos últimos dias, o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) optou por adiar a rodada deste domingo (22) do Campeonato de Futebol dos Metalúrgicos da Grande Curitiba de Futebol 7. 

Um dos grandes atrativos da edição deste ano da competição, que reúne mais de 700 atletas de 59 equipes, é um time só de metalúrgicos surdos. Os trabalhadores do “Renault Veteranos Surdos”, da montadora situada em São José dos Pinhais, era uma das quipes que iniciaria a disputa pelo título já neste domingo.

A participação destes metalúrgicos faz parte da agenda permanente do SMC para inclusão da Pessoa com Deficiência (PCD) no mercado de trabalho. Trabalho este que é coordenado pelo Departamento de Saúde e Segurança no Trabalho do Sindicato. Além desta iniciativa o SMC já conta com PCDs na diretoria da entidade.

“Todos precisam oferecer um espaço seguro, com qualidade e dignidade para que as Pessoas Com Deficiência, ao entrarem na fábrica, se sintam de fato parte daquele ambiente. É inadmissível que alguém seja deixado de lado dentro da empresa por qualquer motivo. E esta linha não é diferente no nosso Campeonato de Futebol. Esses trabalhadores surdos da Renault vão disputar de igual para igual este momento tão tradicional e de muita alegria da nossa categoria”, destaca o presidente do SMC, Sérgio Butka.

O campeonato

O Campeonato é realizada há 31 anos pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba. Neste ano ele conta com jogos em 4 campos ocorrendo simultaneamente na sede campestre do SMC, em São José dos Pinhais, conhecida como Metal Clube de Campo (estrutura de lazer oferecida para sócios e dependentes da entidade sindical). A abertura foi no último domingo (15), quando 30 equipes fizeram seu 1º jogo em 2019, já a final está prevista para início de dezembro.