Tradições curitibanas

Cia. Humor Propium traz ao Guairinha o espetáculo 'Pais Quase Cegos'

Flyer da pe\u00e7a Pais Quase Cegos.
Flyer da pe\u00e7a Pais Quase Cegos. (Foto: Divulgação)

Após muitos anos de sucesso nos palcos de Curitiba, tanto em festivais quanto em temporadas oficiais, a Cia Humor Proprium escrita e dirigida por Ricardo Westphalen, traz ao Mini Guaíra o espetáculo “Pais Quase Cegos”. Curitiba é conhecida pelo estereótipo de cidade-modelo, com bons costumes, população centrada e famílias tradicionais. Mas quem reside na cidade conhece a multiplicidade de pessoas, estilos e pensamentos. Sabe também que nem todo mundo segue à risca os chamados tradicionais costumes curitibanos. A deliciosa comédia traz alguns tabus da sociedade à tona, como o sexo na adolescência e aborda temas como relacionamentos, costumes, aparências e família. Tudo isso de uma maneira leve, descontraída e com muito bom humor, o que a Cia já carrega consigo no nome.

A peça gira em torno de uma família que vive sob as tradições curitibanas: o casal de meia-idade e a filha que está saindo da adolescência. Tudo parece perfeito, mas entram em cena a madrinha moderna e a vizinha correta. Quando jovem, madrinha e vizinha se encontram, surgem todas as lembranças proibidas e tentações para a jovem. Enquanto filha conhece a malandragem, pais vivem “quase cegos”, acreditando que máxima da moral e dos bons costumes continuam imperando na família.

Para o autor da peça e diretor da Cia Humor Proprium, Ricardo Westphalen, a identificação com situações e personagens da trama é um ingrediente importante para a reflexão e a mudança de comportamento. “Nada é mais transformador que uma bem humorada percepção da realidade”, diz. Professor de inglês ‘nas horas vagas’, o olhar de Westphalen transita entre os dois universos retratados: o dos adolescentes e o dos pais, da família.

Um dos objetivos da peça é retratar a hipocrisia ainda vivida nos dias atuais por diferentes padrões de família, para Westphalen o que enche a todos do elenco de orgulho são as respostas à peça: “ouço diferentes tipos de reações ao texto, como ”vi minha vida ali”, “identifiquei minha mãe e eu nesta peça”, “eu era a Nandinha (personagem vivida por Amanda Zaramela)”, isto certamente é o que nos traz maior satisfação em encenar este espetáculo”.

Venha assistir o espetáculo e saia dele com o bordão principal da peça na cabeça: “MAIS CHÁ?”

 

O grupo
Fundado em 1996 com o musical EL BIG; formado por profissionais das mais diversas áreas profissionais e igualmente atores profissionais e ou atores em formação, o Humor Proprium caracteriza-se pela linguagem cômica e satírica em suas montagens ou adaptações, assim como estudos e pesquisas sobre a cultural teatral em si.
Entre 2004 a 2008, a Cia esteve desativada devido a trabalhos do diretor em contínuos espetáculos teatrais e musicais em colégios particulares onde exercia a sua outra profissão. Das produções do Humor Proprium destacam-se:

2002
MUSICAL EL BIG
E O VENTO NÃO LEVOU
UM IMPERIO QUASE ROMANO
DARTAGNAN E LOS 2 MOSQUITOS
PAIS QUASE CEGOS – Teatro Carlos Kraide

2003
PAIS QUASE CEGOS - Teatro Carlos Kraide

2009
PAIS QUASE CEGOS – TUC – Festival de Teatro de Curitiba

2010
E O VENTO NÃO LEVOU – Festival de Teatro de Curitiba
YO COMO ESTA MUJER – Festival de Teatro de Curitiba
PAIS QUASE CEGOS – Teatro Londrina (memorial de Curitiba)

2012

CHIQUE: uma comédia curitiboca – Festival de Teatro de Curitiba

 

2013

HOMENS DE FERRO – Festival de Teatro de Curitiba

 

2015 – 2017

SE EU MORRESSE AMANHÃ (Parceria Grupo Delírio Cia de Teatro)

 

 

Serviço:

 Pais Quase Cegos”: entre os dias 24 de maio à 10 de junho, de quinta à sábado às 20h30 e domingos às 19h no Miniauditório do Teatro Guaíra, localizado na Rua XV de Novembro, 971 no Centro de Curitiba. Ingressos a R$50 e meia-entrada a R$25 pelo Disk Ingressos ou no local. Classificação 16 anos.

 

 


FICHA TÉCNICA
 

Ficha Técnica:

TEXTO & DIREÇÃO: RICARDO WESTPHALEN

DIETOR DE PRODUÇÃO: LEANDRO XERXES VARIANI

SONOPLASTIA: WESLEY DAUM

ILUMINAÇÃO: WESLEY DAUM

CENOGRAFIA: CLEBER HIDALGO

FIGURINOS: AGNES CECÍLIA

ASSESSORIA DE IMPRENSA: CIBELE LARA

ELENCO: AMANDA ZARAMELA, GUILHERME DONI, LEXERXES VARIANI, ÓRLI CARRARA, RICARDO WESTPHALEN, RAFAEL INKI e WAGNER JOVANECI.