Publicidade
Curitiba

Ciclo de capacitação terá 1.080 agentes da 3ª Idade

Mais de mil idosos vão participar, a partir da próxima semana, de um ciclo de capacitação para melhorar a segurança do idoso no trânsito. Iniciativa da Urbs, Urbanização de Curitiba S/A e da Secretaria Municipal da Saúde, a capacitação de Agentes de Trânsito da 3ª Idade é uma ação preparatória para atividades de rua de conscientização de motoristas e pedestres para a importância da faixa de pedestres.

Com o tema A terceira idade e o trânsito, a capacitação dos idosos será feita com palestras apresentadas por agentes de fiscalização de trânsito, com apoio de técnicos de saúde e educação física, em turmas de 60 idosos, pela manhã e à tarde.

As palestras vão acontecer entre 25 de outubro e 10 de novembro em todas as Ruas da Cidadania e na Administração Regional do Cajuru. Em cada turma serão selecionados dez idosos voluntários para participar das Blitze de Pedestres que serão feitas a partir de novembro em diferentes pontos da cidade.

A capacitação foi incluída no roteiro de atividades de grupos de convivência já existentes nas Regionais. O objetivo, explica a diretora de trânsito da Urbs, Rosangela Battistella, é orientar o idoso para maior segurança nas ruas.

A ideia, explica, é que o idoso conheça melhor a realidade do trânsito e suas próprias limitações físicas e seja também um multiplicador destas informações. Como exemplo, ela cita a importância de o idoso reconhecer o tempo que ele precisa para atravessar uma rua podendo calcular o tempo que precisará para fazer a travessia em segurança.

Os 1.080 idosos vão receber certificado da capacitação e o título de Agente do Trânsito da 3ª Idade, em evento com data ainda a ser definida, reunindo todos os participantes.

A capacitação vai começar na próxima segunda-feira, 25, com turmas às 9h e às 14h, na Rua da Cidadania do Bairro Novo. Nos dias 26, 27 e 29, as palestras vão acontecer, respectivamente, nas Ruas da Cidadania da Matriz, Cidade Industrial e Unidade de Saúde Iracema, no Cajuru. Nos dias 4, 5, 8,9 e 10, as palestras serão nas regionais Santa Felicidade, Pinheirinho, Boa Vista, Boqueirão e Portão.

Curitiba tem cerca de 200 mil idosos e uma frota de 1 milhão e 150 mil veículos. Os idosos têm isenção de tarifa no transporte coletivo, a partir de 65 anos de idade, e vagas exclusivas em estacionamentos públicos e privados, a partir de 60 anos de idade.

O uso destas vagas é condicionado à colocação, no painel do carro de credencial fornecida pela Urbs. Atualmente, cerca de 35 mil idosos curitibanos têm credencial para estacionamento exclusivo.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES