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'Pior evento climático'

Ciclone chegou a deixar 1,2 milhão sem luz no Paraná; Copel tenta restabelecer fornecimento

(Foto: Franklin de Freitas)

O 'ciclone bomba' que atingiu ontem o estado do Paraná chegou a deixar 1,2 milhão de paranaenses sem energia elétrica, de acordo com a Copel. Na manhã de hoje, diversas residências seguem sem fornecimento de energia ou então com 'meia-luz', com fornecimento limitado de eletricidade.

Segundo a Companhia, equipes estiveram em campo por toda a noite e seguem trabalhando na manutenção dos estragos causados pelo que a própria Copel define como "o pior evento climático já enfrentado pela Companhia". Na região leste do Paraná, por exemplo, onde se encontra Curitiba e o litoral paranaense, quase dois terços das unidades consumidoras ficaram sem luz.

Na manhã desta quarta-feira, 400 equipes de serviços estão nas ruas para atendimento das ocorrências, com o reforço de 143 turmas de manutenção e construção de redes. Ao todo, são mais de 1000 eletricistas em campo. A região Leste concentra 2.562 pontos a serem restaurados nas redes de energia. Na região Oeste há 1.610 ocorrências para atendimento das equipes, no Centro-Sul são 918, enquanto no Noroeste há 434 serviços, e no Norte, 174.

A interrupção no fornecimento de energia foi causada principalmente por queda de árvores ou outros objetos na rede, além dos ventos e raios. Muitas dessas situações demandam serviços complexos de manutenção, ou até mesmo a reconstrução de parte da rede elétrica. A previsão de religação varia caso a caso, de acordo com a dimensão das avarias provocadas pelo temporal na localidade em questão e do tipo de manutenção requerida.

A Copel alerta que, em situações com postes quebrados ou fios rompidos, é importante manter uma distância segura. Os desligamentos em circuitos de média tensão, que são os de maior extensão, são automaticamente identificados pela Companhia. Já a falta de luz em trechos menores e situações de risco devem ser comunicadas pelo cliente. A comunicação de falta de luz pode ser feita pelo aplicativo para celulares, ou enviando um SMS para o número 28593, com as letras “SL” e o número da unidade consumidora.

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