Jaelson Lucas/ ANPR

A governadora Cida Borghetti (PP-PR) irá se reunir nesta segunda-feira (22 de outubro) com os 30 deputados federais pelo Paraná para fazer um balanço do governo e tratar do processo de transição para o governo Ratinho Junior (PSD-PR), que venceu no primeiro turno a última eleição, com 60,08% dos votos válidos (mais de 3 milhões de votos).

A intenção da governadora é articular com os parlamentares qual será a destinação de recursos federais até o fim da gestão, em dezembro deste ano. Ratinho, que tomará posse em janeiro, não deverá participar do encontro, uma vez que permanece em Guarapuava, na região dos Campos Gerais, para participar do enterro de Cezar Silvestri.

Segundo informou a assessoria da própria governadora, o objetivo principal do encontro é debater a escolha das emendas de bancadas. Seis dessas emendas serão impositivas, somando cerca de R$ 170 milhões ao todo. Uma das reivindicações é de que as emendas venham em consonância com o desejo do novo governador. O orçamento federal está em discussão em Brasília e os deputados podem apresentar emendas até o dia 6 de novembro.

A reunião de Cida com os deputados deve acontecer na sala de reuniões do Gabinete da Governadora e em seguida os políticos irão almoçar no restaurante do Palácio Iguaçu. A governadora deve apresentar demandas do Estado para que os deputados destinem recursos de emendas federais a projetos específicos.