Dor de cabeça, náuseas, problemas de concentração, boca seca, tontura, desconforto gastrintestinal, cansaço, tremores, falta de apetite, sudorese, sonolência, ansiedade, irritabilidade… Ressaca. Sempre depois dela a promessa de jamais voltar a beber (que nunca é cumprida, afinal, todo homem nasce duas doses abaixo do normal).

Mas aqueles que gostam de beber uma boa cerveja agora poderão ter uma dor de cabeça a menos. É que cientistas da Universidade de Grifith, na Austrália, criaram uma cerveja mais nutritiva e que hidrata – o fim da ressaca!

A bebida tem um teor alcoólico menor, com cerca de 2,3%. Mas não é essa baixa porcentagem de álcool que faz a mágica acontecer, mas sim eletrólicos – um composto que habitualmente encontramos nas bebidas energéticas.

O álcool impede a absorção de água, e quanto mais bebemos, mais urinamos, ficando cada vez mais desidratados. Por isso acontece a ressaca. Mas com uma bebida com maior capacidade de deixar o corpo absorver a água, as chances de você sofrer algum efeito colateral por causa do álcool diminuem.

E para melhorar, os cientistas garantem que o saber é o mesmo da cerveja que bebemos no dia-a-dia. É esperar para poder conferir essa milagrosa novidade!