Dicas

Cinco chás para aumentar a produtividade no último mês do ano

(Foto: Divulgação)

Após quase dois anos de tanta coisa acontecendo é normal que nessa época do ano a gente se sinta um pouco mais cansado, com a produtividade em baixa. Porém, com prazos para cumprir, metas a bater, a gente precisa mais do que nunca estar bem, para conseguir dar conta da correria e de todo o trabalho que temos antes das festas de final de ano.

Se você se identifica com o que foi dito, a nutricionista e pesquisadora Aline Quissak, explica que o corpo costuma apresentar alguns sinais de que precisa de uma forcinha: “Quando nosso corpo está com desequilíbrio de nutrientes, ele nos conta através de alguns sinais. Vontade exagerada de comer doce, gastrite e/ou refluxo, ganho de gordura abdominal, são apenas alguns dos sinais que podem estar atrapalhando sua produtividade”.

Mas calma, existem estratégias que podem te ajudar a se manter mais produtivo e sentir menos cansaço. Como? ajudando nosso corpo a receber esse descanso necessário e deixando nosso fígado com energia total para faxinar o "peso" do estresse no metabolismo. A rama da cenoura é rica ferro, vitamina C e ajuda o oxigênio circular melhor nas pernas, braços melhorando o cansaço. Você pode fazer um suco verde, picada na omelete, na salada ou refogada.

O chá verde rico, por exemplo, é rico em EGCG um dos mais poderosos antioxidantes para o fígado e para a saúde do coração, além de conter cafeína com L theanina que tão uma animada sem nos deixar ansiosos. E os ovos, ricos em vitaminas do complexo B, E e vitamina A, além de conter enxofre, ajuda no foco, concentração, imunidade, memória e diminui o estresse que causa o cansaço. Consuma esses alimentos por 7 dias para começar a sentir os resultados.

E quanto a nossa produtividade? Para isso, a nutricionista separou uma sinergia especial, são 5 chás, fáceis e práticos que podem ser consumidos durante o dia e vão te ajudar nessa tarefa, vale lembrar que para extrair bem os antioxidantes do chá precisamos deixar de 8 a 10 minutos em infusão tampado, e depois, se quiser adicionar gelo tudo bem.
1) Chá verde com morango: Essa sinergia ajuda a melhorar o bom humor, disposição. Indicado para quem tem depressão ou está mais pra baixo;

2) Chá de camomila com hortelã: É uma ótima opção para quem é ansioso e não consegue focar no trabalho porque fica com os pensamentos acelerados;

3) Chá de maçã com damasco: É a opção perfeita para quem precisa de mais criatividade;

4) Chá verde com canela e laranja: Melhor opção para aqueles que sentem que dependem do café para ficar produtivos e alerta, já que sente muito cansaço;

5) Chá de gengibre, com hortelã e erva-doce: Essa opção vai para quem precisa de energia, mas a digestão pós-almoço acaba o deixando lento e sonolento, atrapalhando a produtividade no período da tarde.

Para finalizar, Aline orienta a tomar até 2 chás desses entre as refeições. Além de se hidratar e tentar dormir bem. “O importante para que a gente aguente o tranco desses últimas dias além de inserir esses alimentos no nosso dia a dia, é nos mantermos bem hidratados, bebendo bastante água, até nosso xixi sair transparente, e dormir bem para que no dia seguinte o corpo esteja pronto para outra”.

Sobre Aline Quissak
Aline Quissak é nutricionista com especializações no Canada e Estados Unidos, pesquisadora científica em alimentos terapêuticos aplicados tanto na saúde quanto em doenças. É especialista em nutrição genética, pacientes críticos, oncologia, psicologia da nutrição e alimentação funcional. Para mais informações acesse suas redes sociais @nutri_secrets. E, se você quer aprender mais sobre o poder da nutrição, a nutri tem o “Mundo Terapêutico” lá você encontra, e-book, vídeos, dicas e receita sobre os mais variados temas, acesse https://www.alinequissak.com/mundoterapeutico