Divulgação/Lucas Figueiredo/CBF – O tu00e9cnico Tite

A Copa do Mundo de 2018 está chegando e as previsões já começaram. Segundo levantamento feito pela Opta Sports, empresa de dados esportivos, o Brasil está na liderança das probabilidades com 14,2% de ganhar o campeonato. Com isso, diante do cenário conquistado pelo técnico Tite desde que iniciou sua trajetória na seleção brasileira, em junho de 2016, o Brasil possui 3% a mais de chance de ganhar do que a atual campeã Alemanha.

Um dos motivos do bom rendimento da equipe é a forma como o técnico Tite vem conduzindo o grupo como um exemplo nítido de boa liderança. Segundo Renato Grinberg, especialista em gestão e liderança, Tite é, sem dúvida, o melhor líder esportivo hoje no país. "Tite conseguiu, claramente, fazer um turnaround (virada de jogo) em uma equipe cheia de problemas que passou a ter a maior probabilidade de vencer o campeonato", afirma o especialista. Ele ressalta ainda que os fracassos anteriores da seleção com certeza estão ligados a uma liderança mal executada. "Nós tínhamos os melhores jogadores do mundo mas não conseguimos maximizar a performance, porque faltou uma liderança competente", concluiu Grinberg.

Veja o que tirar de lição de liderança do técnico Tite, segundo Renato Grinberg:

1- Crie novos líderes
Não deve existir apenas a liderança do técnico. Outras lideranças dentro de um time são fundamentais, desde o preparador físico até os jogadores. Todos devem ser líderes. Isso é o que se chama de liderança multidimensional, e o técnico Tite sabe fazer muito bem, delegando a liderança para vários jogadores ao invés de concentrar em apenas um.

2- Vire o jogo
O atual técnico do Brasil já mostrou que sabe virar o jogo, característica essencial de um bom líder. À frente da equipe do Corinthians, nos anos anteriores, e agora na seleção mundial, Tite mostrou que pode criar um time vencedor.

3- Tenha visão clara dos objetivos

Tite tem objetivos claros de onde quer chegar. Para isso, utiliza toda a sua experiência e conhecimentos para estabelecer metas e trabalhar no caminho que levará ao objetivo final.

4- Exerça a confiança na sua equipe

Um bom líder sabe passar confiança para a sua equipe, desafiando todos a superarem seus limites e criando um ambiente de confiança que permita que as pessoas possam também errar, mas que ainda assim consigam chegar no objetivo final. Além disso, Tite sabe lidar com a autoconfiança demasiada de alguns jogadores, ajudando o time a elevar a autoconfiança, mas jamais perdendo a humildade e os pés no chão.

5- Quebre a pressão psicológica sem acabar com as cobranças
Tite já demonstrou que sabe mostrar que a vitória e a derrota fazem parte do jogo e são importantes para atingir o resultado final. Seu trabalho ainda vai além. Como um bom líder, sabe passar isso para o time em todos momentos, mostrando que o importante é a preparação da equipe e que cada um dê o melhor de si para alcançarem um mesmo objetivo no final: a vitória, seja ela dentro ou fora do campo de futebol.

Renato Grinberg é especialista em liderança e gestão de empresas, tendo passagem por grandes multinacionais nos EUA como a Sony Pictures e Warner Bros. Atualmente é diretor da BTS (consultoria global presente em 35 países) que trabalha com grandes empresas e start-ups de alto potencial. Grinberg é também autor de diversos livros, incluindo os best-sellers de carreira e negócios "A estratégia do olho de tigre" e "A excelência do Olho de Tigre" (editora Gente).