Comec – Ponte sobre o Rio Iguaçu

O Governo do Estado retomou na semana passada a quinta obra prevista para a Copa do Mundo de 2014, a Ponte sobre o Rio Iguaçu, em São José dos Pinhais. A obra é realizada pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec).

A ponte é continuação da Avenida Senador Salgado Filho, ligando São José dos Pinhais com a região do Uberaba, em Curitiba, sem a necessidade de interferência deste tráfego na Avenida Comendador Franco (conhecida como Avenida das Torres), como ocorre hoje.

Quando totalmente implementada, possibilitará que a avenida funcione como uma marginal da Comendador Franco, e trará mais segurança também aos que desejam acessar o Parque São José, na entrada da cidade.

Outras quatro obras de mobilidade urbana previstas para o evento da Fifa também estão em andamento depois de anos de atraso e são realizadas pela Comec na região de São José dos Pinhais.

A primeira das obras retomadas foi a requalificação da Avenida das Américas, a continuação da Avenida Marechal Floriano Peixoto, de Curitiba, no município de São José dos Pinhais. Sua conclusão permitirá a utilização completa da canaleta de ônibus ligando os terminais do Boqueirão e de São José dos Pinhais.

A trincheira da Rua Arapongas também é uma das maiores obras em andamento e permitirá o rápido acesso do bairro Afonso Pena ao Centro de São José dos Pinhais.

A conclusão das calçadas no cruzamento da Avenida das Torres com a Rua Maringá é outra obra prevista. deve ficar pronta em julho.

Considerada uma das mais emblemáticas obras deixadas pela Copa de 2014, o fechamento do vão no cruzamento da Avenida Rui Barbosa com a Avenida Comendador Franco (Avenida das Torres) criará duas pistas adicionais na avenida principal.