Publicidade
Prevenção

Cinco unidades de saúde de Curitiba vacinam contra febre amarela neste sábado

É o terceiro fim de semana do ano em que a Prefeitura promove a vacinação também aos sábados em algumas unidades
É o terceiro fim de semana do ano em que a Prefeitura promove a vacinação também aos sábados em algumas unidades (Foto: Valdecir Galor/SMCS)

Neste sábado pela manhã (16/2), cinco unidades de saúde vão abrir para a vacinação contra a febre amarela: Eucaliptos (Alto Boqueirão), Moradias Santa Rita (Tatuquara), Rio Bonito (Campo do Santana), Santos Andrade (Campo Comprido) e Santa Quitéria (Santa Quitéria).

É o terceiro fim de semana do ano em que a Prefeitura promove a vacinação também aos sábados em algumas unidades. De segunda a sexta-feira, 110 postos de saúde ofertam a vacina.

Curitiba não tem circulação do vírus da febre amarela. No entando, no Paraná são quatro casos confirmados em 2019 - um em Antonina, dois em Adrianópolis e o mais recente, confirmado na quinta-feira (14/2), em Campina Grande do Sul

Demanda maior

A procura pela vacina aumentou depois da confirmação do primeiro caso da doença no estado, em 28 de janeiro. De 1º de janeiro até as 16h desta sexta-feira (15/2), 128.061 doses da vacina foram aplicadas nas unidades de saúde de Curitiba. Destas, 54.577 foram aplicadas em janeiro (média de 2.480 aplicações/dia) e em fevereiro as outras 73.484 (média de 5.652/aplicações dia).

“A febre amarela não passa de pessoa para pessoa e sim pela picada do mosquito que está contaminado pelo vírus”, explica o diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Alcides de Oliveira.

“No verão, as pessoas se deslocam mais para áreas de Litoral e de matas, onde o vírus da doença está circulando, e nossa preocupação é que elas estejam em risco nessas regiões sem estarem vacinados”, reforça Oliveira.

Indicação

A vacina é indicada para quem tem de 9 meses a 59 anos de idade. Quem já tomou esta vacina uma vez na vida não precisa refazer.

Se a pessoa não tomou a vacina ou se não tem certeza, pode verificar se há registro na carteira vacinal fazendo um pré-cadastro no Aplicativo Saúde Já ou procurar a unidade de saúde mais próxima de casa e se imunizar.

Pessoas acima de 60 anos, gestantes e mães que estão amamentando precisam de prescrição médica para tomar a vacina. Ela é contraindicada para pessoas com sistema imunológico enfraquecido, com histórico de reação alérgica grave ou doença febril aguda.

A vacina é em dose única – quem já tomou uma vez não precisa tomar uma segunda dose. Em Curitiba, uma forma de verificar se há o registro da vacina para quem perdeu o cartão de vacinação é baixar o Aplicativo Saúde Já – disponível para smartphones e tablets com os sistemas operacionais Android e iOS. Pelo aplicativo, é possível fazer um pré-cadastro e consultar a carteira vacinal.

Tire dúvidas sobre a febre amarela.

Cronograma de vacinação aos sábados contra a febre amarela

Dia 16/2
8h às 13h - Unidade de Saúde Eucaliptos (Rua Lázaro Borsato, 150, Alto Boqueirão)
8h às 13h - Unidade de Saúde Moradias Santa Rita (Rua Adriana Ceres Zago Bueno, 743, Tatuquara)
8h às 13h - Unidade de Saúde Rio Bonito (Rua Fanny Bertoldi, 170, Campo do Santana)
8h às 13h – Unidade de Saúde Santos Andrade (Rua Nelson Ferreira da Luz, 145, Campo Comprido)
8h às 13h – Unidade de Saúde Santa Quitéria (Rua Divina Providência, 1445. Santa Quitéria)

Dia 23/2
8h às 13h - Unidade de Saúde Moradias da Ordem (Rua Jovenilson Américo de Oliveira, 240, Tatuquara)
8h às 13h - Unidade de Saúde Bairro Novo (Rua Paulo Rio Branco de Macedo, 791, Bairro Novo)
8h às 13h – Unidade de Saúde Pinheiros (Rua Joanna Emma Dalpozzo Zardo, 370, Santa Felicidade)

Dia 9/3
8h às 13h - Unidade de Saúde Caximba (Rua Del. Bruno de Almeida, 7.881, Caximba)
8h às 12h - Unidade de Saúde São José (Rua Piraí do Sul, 280, CIC)
8h às 12 - Unidade de Saúde Barigui (Rua Arthur Martins Franco, 5.516, CIC)

Dia 16/3
8h às 12h - Unidade de Saúde Jardim Gabineto (Rua Eng. João Visinoni, 458, CIC)

DESTAQUES DOS EDITORES