Vinhos

Cinco vinhos da Araucária recebem medalhas de ouro na WBA 2020

A Vinícola Araucária, de São José dos Pinhais, acaba de ter mais vinhos premiados. Desta vez, cinco produtos da empresa receberam medalhas de ouro no concurso "Wines of  Brazil Awards 2020", que escolheu os melhores vinhos e espumantes do Brasil em várias categorias. Mais de 2 mil rótulos, representando 164 vinícolas nacionais, foram inscritos no evento promovido pela ViniBraExpo, no Rio de Janeiro.

Os vinhos tintos finos da Vinícola Araucária Angustifólia Cabernet Sauvignon, Angustifólia Merlot e Gralha Azul Cabernet Franc, todos da safra 2015, receberam medalhas Grand Gold. O vinho branco Angustifólia Chardonnay e o espumante Poty Lazzarotto nature receberam medalhas Gold.

Esmero - Segundo o empresário Renato Adur, sócio-administrador da Araucária, a premiação na WBA 2020 "reflete o aprimoramento que se busca a cada dia na qualidade dos vinhos e espumantes, um trabalho que envolve desde o cuidado dos agrônomos no vinhedo até o esmero dos enólogos na elaboração dos produtos".  Para Adur, "o vinho caiu no gosto dos paranaenses, e os produtos elaborados no Paraná já estão entre os mais consumidos". As novas premiações somam-se a uma série de medalhas que vem sendo recebidas pela Vinícola Araucária em importantes competições nacionais do setor.

O evento Wines of Brazil é fonte de orientação e referência do mercado para identificação de vinhos brasileiros de alta qualidade. O júri do concurso deste ano foi formado por 12 membros, entre sommeliers, educadores, jornalistas e pessoas com certificações de nível avançado e notável conhecimento sobre vinhos finos de excelência.

Integração - A Vinícola Araucária fica no entorno da Serra do Mar, a 40 quilômetros de Curitiba. E elabora espumantes e vinhos finos a partir de vinhedo próprio, em oito hectares e meio, e de cultivos de parceiros, sendo pioneira na região metropolitana de Curitiba ao integrar vinhedo e vinificação na mesma área de produção.

O preparo da terra para o cultivo de uvas começou em meados de 2007. O plantio das variedades europeias começou em seguida. São cultivadas as uvas franceses Cabernet Franc, Chardonnay, Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir e Viognier, e a italiana Nebbiolo. E há também variedades rústicas para a elaboração de suco.

O catálogo da Araucária contempla quatro linhas de produtos, com 11 rótulos: 1 – Linha Poty: espumantes Poty brut, Poty demi-sec e Poty nature; 2 – Linha Angustifólia: tintos finos Angustifólia cabernet sauvignon, Angustifólia cabernet sauvignon Gran Reserva e Angustifólia merlot (garrafas de 750 ml e 375 ml), e branco fino Angustifólia chardonnay; 3 – Linha Gralha Azul: tinto fino merlot Gralha Azul e tinto fino cabernet franc Gralha Azul, e o vinho fino rosé seco Gralha Azul; e 4 – Linha Manacá: vinho tinto fino suave cabernet sauvignon Manacá.