Arquivo Franklin de Freitas

A partir deste sábado, 10 de outubro, está autorizado o funciionamento de salas de cinema, teatro e até dos buffets, mas apenas 50 pessoas simultaneamente.  A informação foi repassada pela secretária de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, na última sexta-feria, 9, quando ela comunicou a manutenção da bandeira amarela, ou seja, risco moderado para a transmissão do coronavírus na cidade.   Por conta disso, o uso de máscaras e o distanciamento social são ainda medidas que a população deve manter em qualquer um dos casos. 

Huçulak disse que, por enquanto a pipoca e o refrigerante devem ficar longe das salas de cinema. Por ser um ambiente fechado, quem entrar nas salas deve manter a máscara o tempo todo, ficando então proibida a dupla ‘pipoca com guaraná’ nos cinemas. “O novo decreto entra em vigor a partir de sábado. Estas medidas são para que a sociedade respire mais um pouco”, disse a secretária.

O que muda
Veja abaixo as novas regras que estarão em vigor a partir deste sábado (10/10). O não cumprimento pode acarretar sanções administrativas e multas que variam de R$ 232,92 a R$ 8.336,08.

Atividades com capacidade máxima de até 50 pessoas
– Estabelecimentos destinados ao entretenimento em espaços fechados, tais como circos, teatros, cinemas e museus. Sem consumo de produtos alimentícios e de bebidas pela plateia.
– Estabelecimentos destinados a casas de festas com serviços de buffets; podendo funcionar inclusive na modalidade de atendimento de buffets no sistema de autosserviço (self-service). Das 6h às 23h e só podem ser usados equipamentos e brinquedos de uso individual.
– Estabelecimentos destinados a feiras técnicas ou de varejo, mostras comerciais, congressos, convenções, entre outros eventos de interesse profissional, técnico e/ou científico.
– Os estabelecimentos que prestam esses serviços e atividades deverão definir fluxos diferenciados de entrada e saída do público, podendo funcionar em todos os dias da semana, sendo permitida a disponibilização de música ao vivo, ficando proibido o funcionamento de pista de dança.C