Oitenta e três anos depois de cruzar o céu de Curitiba, a aeronave alemã Hindenburg está de volta ao Paraná como estrela do documentário “O Dirigível”. Média metragem de Alessandro Vieira, Carlos Alexandre Martins e Saulo Adami, o documentário da Griô Filmes, de Santa Catarina, fará sua estreia na Cinemateca de Curitiba dia 1º de dezembro de 2019, às 16 horas, em única sessão e com entrada franca. O lançamento conta com apoio da Fundação Cultural e da Prefeitura de Curitiba. Após a exibição, haverá bate-papo com seus realizadores.
Coronel do Exército, o historiador e escritor paranaense Cristiano Rocha Affonso Costa pesquisou a passagem dos dirigíveis Graf Zeppelin e Hindenburg pelo Brasil. É ele quem conta no documentário as origens, a construção e o fim das viagens transatlânticas destas aeronaves. Em 1º de dezembro de 1936, o Hindenburg – com 245 metros de comprimento e 41 metros de altura – sobrevoou as colônias alemãs do Paraná e de Santa Catarina.

Em Curitiba, foi avistado pelo vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, professor e historiador Ernani Costa Straube, e pela costureira Nemézia Azamor Monteiro, a dona Zeza, que estão entre os entrevistados. “De lá, eles jogavam umas caixinhas de fósforo com estampa dos lugares por onde o Hindenburg havia passado”, lembrou Straube. “Ele deu uma volta na praça, depois seguiu. Longe a gente ainda via ele”, contou dona Zeza. “A viagem do Hindenburg para Paraná e Santa Catarina foi recebida com muito entusiasmo por toda a colônia alemã”, destacou Cristiano Costa. A tradutora Ursula Rombach, filha do arquiteto alemão Eugen Rombach, assistiu aos três anos de idade a passagem do Hindenburg sobre Brusque.
“O Dirigível” tem roteiro de Saulo Adami, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, que criou o projeto em 2016. Produzido com recursos próprios, reúne fotografias e cenas de documentários alemães, norte-americanos e brasileiros, incluindo registros de Agostinho Leão (Graf Zeppelin, 1934) e João Baptista Grof (Hindenburg, 1936).

SERVIÇO
Lançamento do documentário O Dirigível. Domingo
Quando: 1º de dezembro de 2019, às 16 horas
Onde: na Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco, Curitiba)
Quanto: Entrada franca.
Classificação indicativa: livre.
FICHA TÉCNICA
“O Dirigível” (Griô Filmes, 2019). Direção: Alessandro Vieira, Carlos Alexandre Martins e Saulo Adami. Roteiro: Saulo Adami. Com: Cristiano Rocha Affonso Costa, Ursula Rombach, Henning Jönk, Ernani Costa Straube, Bernardo Guimarães da Silva, Nemézia Azamor Monteiro, Miguel Germano Franco, e Walter Orthmann. Entrevistas: Alessandro Vieira, Carlos Alexandre Martins, Jeanine Wandratsch Adami e Saulo Adami. Câmeras: Alessandro Vieira, Carlos Alexandre Martins e Ozzy Soranso. Montagem: Brendha Amorim. Edição e finalização: José Lucas da Luz. Arte gráfica: Leandro Colgo Bolsan. Desenho do título: Luís Brusque. Narração: Vanderley Ferraz.