Política em Debate

Cirurgia

(Foto: Franklin de Freitas)

O ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná, Jaime Lerner, 82 anos, passou por uma cirurgia de apendicite no último domingo e está hospitalizado no Hospital INC Curitiba. Segundo informações da família, Lerner procurou o hospital após se sentir mal, e a cirurgia correu bem, sem nenhuma complicação. De acordo informações de Ilana Lerner, filha do ex-governador, ao jornal Tribunal do Paraná, a cirurgia “foi tranquila”, mas como ele já tem um histórico de pressão alta agravado pela idade, está em recuperação.

Consulta
O líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa, deputado estadual Tadeu Veneri (PT) - que integra a oposição - protocolou uma representação com pedido de providências ao Ministério Público Estadual para suspender a consulta feita pelo governo do Estado e Secretaria da Educação sobre a conversão das escolas públicas ao modelo cívico-militar. São 215 colégios listados pelo governo que está buscando o aval da comunidade sem prévio debate sobre a medida, segundo o parlamentar.

Vício
Para Veneri, o processo está viciado. Ele lembra que a lei que regulamentou a implantação dos colégios cívico-militares, aprovada pela Assembleia, prevê um amplo processo de conscientização da população sobre a militarização do ensino. Na avaliação do parlamentar, o governo atropelou o processo ao divulgar a lista das escolas selecionadas pelo programa na segunda-feira e ontem iniciar a consulta à comunidade. Além de a população não ter as informações necessárias para decidir sobre a adoção do modelo, a consulta está sendo realizada no formato presencial em um procedimento inadequado devido à pandemia de coronavírus, aponta Veneri.

Saúde
A área da saúde, que ganhou ainda mais notoriedade devido à pandemia do novo coronavírus, irá impactar o novo gestor que assumir Curitiba em janeiro de 2021. Pensando em propostas que vão facilitar e direcionar o tratamento correto para os curitibanos, Fernando Francischini, candidato a prefeito de Curitiba pelo PSL, aposta em três frentes: Saúde 24 Horas, Pronto Socorro Odontológico e Telemedicina.

Oferta
O “Saúde 24 horas”, diz Francischini, será um programa destinado à ampliação da oferta de consultas e exames eletivos, em horários alternativos, reduzindo e acabando com as filas de espera por atendimentos. Ele afirma que pretende buscar parcerias com hospitais particulares, clínicas e outros contratados para o atendimento emergencial e eletivo em horários e dias ampliados.

Biodiversidade
A candidata do Podemos à prefeitura de Curitiba, Carol Arns, assumiu o compromisso de implantar as medidas de proteção à biodiversidade sugeridas pela Associação dos Protetores de Áreas Verdes de Curitiba e Região Metropolitana (APAVE). Carol também pretende reunir todos os agentes que tratam da conservação da biodiversidade em um único órgão com a participação da sociedade civil organizada. “Todas as nossas ações voltadas ao meio ambiente levarão em consideração a Grande Curitiba. Vamos atuar em parceria com entidades não governamentais da nossa cidade que são referência nacional e internacional nessa área”, afirmou.

Planejamento
Em conversa com o presiente do do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Margareth Menezes, o candidato do Novo à prefeitura de Curitiba, João Guilherme, afirmou que Curitiba exportou ideias e tinha no Instituto de Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) um grande planejador da cidade, mas, nas últimas gestões, o Instituto foi desvalorizado. “O IPPUC já foi um celeiro de inovação na cidade. Precisamos unir os arquitetos e urbanistas e retomar a importância desse Instituto para o futuro de Curitiba”, disse João Guilherme.