O Jardim Botânico, um dos lugares mais visitados de Curitiba, ganhou esta semana um novo atrativo: o Clube Educacional da Bicicleta, projeto voltado para crianças de 7 a 12 anos e que tem o objetivo de estimular a prática de atividade física e educar para o trânsito. Resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude e a Federação Paranaense de Ciclismo (FPC), o projeto funciona desde quarta-feira (16), no Velódromo de Curitiba.

Vamos promover diversas atividades com a bicicleta, mostrando a importância do respeito no trânsito, do compartilhamento do espaço público e do interesse por uma atividade física. Queremos auxiliar na formação do cidadão, diz o coordenador do velódromo, Adir Romeo.

O projeto recebeu R$ 270 mil da Lei do Incentivo ao Esporte, do governo federal. Os recursos permitiram adquirir 150 bicicletas, capacetes e acessórios de ciclismo e contratar instrutores para organização das atividades das crianças. A ideia é fazer com que as crianças tragam os pais para o velódromo para acompanhar as atividades. É mais fácil melhorar a educação no trânsito e mostrar a importância da atividade física para os adultos por meio das crianças, destaca Paulo Correa, idealizador do projeto do Clube Educacional da Bicicleta.

Adir Romeo lembra que o projeto é uma atividade recreativa e não visa a formação atletas. Mais de 20 mil pessoas passam pelo velódromo em um mês. Temos diversas atividades esportivas aqui, brincadeiras para as crianças e um espaço muito movimentado. As famílias agora têm uma nova opção de lazer, salienta o coordenador do velódromo.

Para participar não é necessário ter bicicleta ou assessórios. O Clube Educacional da Bicicleta funciona todos os dias no Velódromo de Curitiba, no Jardim Botânico, das 9 horas ao meio-dia e das 13h30 às 17h30.

Novos talentos

Inaugurado em 1979, o Velódromo de Curitiba existia mesmo antes da criação do Jardim Botânico (década de 1990). De lá para cá, equipes de ciclismo de pista de destaque no cenário nacional e internacional foram formadas no local. No entanto, nos últimos anos, o espaço ficou destinado praticamente só ao treinamento de atletas amadores e assessorias esportivas.

Em 2014, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer optou por retomar o projeto de contar com uma equipe de elite no Velódromo de Curitiba. Para isso, um trabalho contínuo com atletas de corrida, ciclismo e triathlon, na faixa dos 11 aos 17 anos, está sendo desenvolvido no local.

Trabalhamos hoje com cerca de 25 atletas aqui no velódromo, mas queremos aumentar com a revelação de talentos. O projeto Clube Educacional da Bicicleta pode ser o primeiro passo, pois ajudará a revelar qual o nível de interesse da criança pelo ciclismo, explica a técnica da seleção de ciclismo de Curitiba, Fabiana Ribeiro de Assis.