Divulgação/Seed-PR

Está disponível o edital para cursos técnicos do Colégio Estadual do Paraná. Inscrições acontecem entre os dias 18 e 21 desse mês na própria escola das 17h às 20h. 

O Edital do Processo Classificatório está disponível para os cursos de Educação Profissional na modalidade Subsequente do Colégio Estadual do Paraná.

Os cursos de Ensino Médio Subsequente são compostos por disciplinas específicas da área técnica, subsequentes ao Ensino Médio. A oferta ocorre no noturno e a organização é semestral, com a duração variando entre dois e quatro semestres, conforme o curso. Atualmente são oferecidos cursos nas áreas de Técnico em Administração, Técnico em Técnico em Teatro, Técnico em Edificações, Técnico em Informática, Técnico em Produção de Áudio e Vídeo, Técnico em Saúde Bucal e Técnico em Secretariado.

Serviço

Período: 18 a 21 de junho de 2018.
Local: Saguão térreo.
Horário: 17h às 20h.
Obs.: O atendimento será somente nos dias e horário estipulados.
 

CONHEÇA MAIS SOBRE O CURSOS TÉCNICOS OFERTADOS NO CEP.

TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

Um dos cursos ofertados é o de Técnico em Administração. Segundo a coordenadora do Curso, Professora Simone Lazzarotto, o “Curso Técnico em Administração proporciona ao aluno desenvolver-se intelectual e profissionalmente nas situações cotidianas; administrando as rotinas do mundo do trabalho, devido a abrangência das disciplinas do curso o estudante adquire conhecimento nas funções de planejar, organizar, controlar, coordenar, criar situações e tomar decisões”.

TÉCNICO EM TEATRO

O Técnico em Arte Dramática/Teatro desenvolve atividades ligadas à criação em teatro, cinema, áudio e vídeo, podendo atuar como ator, radio-ator, dublador, dublê, cenotécnico, bonequeiro, contra-regra, assistente de palco e de produção. Também emprega métodos, técnicas e recursos de improvisação, atuação e normas de preparação corporal em espaços cênicos como formas de expressão corporal e de imagens. O Ator Cênico domina o conhecimento científico e tecnológico construídos historicamente que garante sua inserção no mundo social e do trabalho de forma crítica, com autonomia intelectual e moral.

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

O Técnico em Edificações detém conhecimentos científicos e tecnológicos que lhe permitem atuar de forma consciente na sociedade e no mundo do trabalho. Desenvolve e executa projetos de edificações conforme normas técnicas de segurança e de acordo com legislação específica. Planeja a execução e elabora orçamento de obras. Presta assistência técnica no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas na área de edificações. Orienta e coordena a execução de serviços de manutenção de equipamentos e de instalações em edificações. Orienta na assistência técnica para compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados.

TÉCNICO EM INFORMÁTICA

O técnico em informática caracteriza-se pela busca em implementar ações que contribuam para solução dos desafios da convivência homem/natureza de forma a atender as necessidades sociais de forma equilibrada e sustentável. Também é capaz de instalar

TÉCNICO EM PRODUÇÃO DE ÁUDIO E VÍDEO

Realiza ambientação e operação de equipamentos por intermédio de recursos e linguagens, capta imagens e sons. Investiga a utilização de tecnologias de tratamento acústico, de imagem, luminosidade e animação. Prepara material audiovisual. Elabora fichas técnicas, mapas de programação, distribuição, veiculação de produtos e serviços de comunicação.

TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL

O Auxiliar em Saúde Bucal atua em equipes multidisciplinares orientando a saúde bucal. Realiza serviços administrativos de agendamento, organização de arquivos tradicional e eletrônico, e, controle do movimento financeiro. Atua no suporte ao atendimento do paciente. O Técnico em Saúde Bucal promove a prevenção e o controle de doenças bucais. Desenvolve programas educativos e de saúde bucal. Realiza estudos epidemiológicos em saúde bucal. Desenvolve atividades clínicas voltadas para o restabelecimento da saúde, estética e função mastigatória do indivíduo. Realiza, sob supervisão do Cirurgião-Dentista, tomadas radiográficas de uso odontológico. Processa filme radiográfico. Controla estoques. Supervisiona a manutenção dos equipamentos. Instrumenta o cirurgião-dentista.

TÉCNICO EM SECRETARIADO

O técnico em Secretariado visa articular conhecimentos científicos e tecnológicos das áreas naturais e sociais estabelecendo uma abordagem integrada das experiências teóricas e práticas. Reconhece e pratica a importância da preservação dos recursos e do equilíbrio ambiental. Busca o aprendizado permanente para que possa inserir-se nas novas condições de ocupação. Os estudantes concluintes da Educação Profissional adquirem a formação na área técnica a nível médio, recebem a certificação estando aptos a se credenciar em órgãos de regulamentação profissional, além de possuir habilitação para o ingresso no Ensino Superior.