Hedeson Alves/Arquivo/SEED

O Colégio Estadual do Paraná (CEP) abriu inscrições para 905 vagas para os anos iniciais do Ensino Fundamental, do Ensino Médio Regular, da Educação Profissional Integrada e da Educação Profissional Subsequente. Os editais que informam como participar do Processo Classificatório foram disponibilizados no site oficial da instituição na terça-feira (15).

Para participar do processo, o candidato deve inicialmente ler atentamente o documento referente ao curso pretendido. Também é necessário imprimir e preencher a ficha de inscrição para depois entregá-la na secretária, junto com os outros documentos exigidos conforme as indicações apresentadas no edital. O candidato precisa ficar atento à data indicada no edital para efetivar a inscrição junto ao curso pretendido.

Além da ficha de inscrição e da documentação completa, o candidato deve conhecer com detalhes o sistema de classificação a que estará submetido para ocupação das vagas. Além disso, é preciso também conhecer o cronograma das etapas com eventos no processo, verificando todas as informações referentes ao tempo de duração de cada curso, período para interposição de recursos, datas para matrículas e chamadas complementares para preenchimento de eventuais vagas remanescentes.

ENSINO FUNDAMENTAL – Foram abertas 100 vagas para os sextos anos, no período da tarde, do Ensino Fundamental. Destas, 95 vagas são para Ampla Concorrência e cinco vagas destinadas para estudantes da Educação Especial.

ENSINO MÉDIO REGULAR – Para o Ensino Médio Regular, foram abertas 450 vagas para as primeiras séries no turno da tarde – são 427 para Ampla Concorrência e 23 para estudantes da Educação Especial. Ainda para o Ensino Médio Regular, foram abertas outras 100 vagas para as primeiras séries do turno da noite, sendo 95 para Ampla Concorrência e 5 para estudantes da Educação Especial.

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA – São 70 vagas para as primeiras séries dos cursos do Ensino Profissional Integrado ao Ensino Médio. Nesse caso, são ofertadas 20 vagas para o Curso Técnico em Edificações, 18 delas para Ampla Concorrência e 2 para estudantes da Educação Especial. Há ainda 25 vagas para o Curso Técnico em Prótese Dentária, sendo 23 para Ampla Concorrência e 2 para estudantes da Educação Especial. Há 25 vagas para o Curso Técnico em Teatro, 23 para Ampla Concorrência e 2 para estudantes da Educação Especial. Nas três modalidades o estudante frequentará aulas no período da tarde.

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SUBSEQUENTE – As vagas para primeiro semestre mestre de cursos técnicos profissionais na modalidade subsequente (para estudantes que já concluíram o Ensino Médio) são ofertadas no período da noite. São 385 vagas distribuídas nos seguintes cursos: Técnico em Administração (105); Técnico em Edificações (70); Técnico em Informática (70); Técnico em Produção de Áudio e Vídeo (35); Técnico em Saúde Bucal (35); Técnico em Secretariado (35); e Técnico em Teatro (35).

As informações completas estão nos Editais dos Processos Classificatórios para 2020. O candidato pode obter outras informações na Secretaria do CEP, que fica no prédio central, na Avenida João Gualberto, 250, no Alto da Glória, em Curitiba.