Colégio Visconde de Porto Seguro realiza Simpósio de relações austro-brasileiras

O ano de 2022 marca os 200 anos que o Brasil conquistou sua independência, nas margens do rio Ipiranga, em São Paulo. O processo foi antecedido por diversos processos migratórios, que influenciaram a cultura e a história do país no século XIX. O Colégio Visconde de Porto Seguro, cuja trajetória se mistura com a disseminação e manutenção desse percurso, está sempre atento à promoção de interesse acerca desses fatos na história brasileira. Para honrar seu compromisso com suas origens, o Colégio está promovendo o Simpósio "Relações austro-brasileiras: a importância da Imperatriz Leopoldina para a história do Brasil no século XIX".

Realizado em parceria com a Embaixada da Áustria no Brasil, o evento será sediado no Auditório do Colégio Visconde de Porto Seguro, Campus Panamby, no dia 6 de junho, das 8h às 12h30, com transmissão online pelo canal do Instituto Martius-Staden, que também faz parte da organização do evento. O simpósio irá contar com 5 palestras, seguidas por um debate, que ficarão disponíveis no YouTube a partir da próxima sexta-feira (10). A ideia é fomentar discussão, enriquecer e compartilhar conhecimento acerca do tema para alunos e a comunidade escolar em geral.

Para Mauritius Reisky von Dubnitz, Diretor de Relações Teuto-Brasileiras do Colégio Visconde de Porto Seguro, o evento propaga a história do país e do colégio, enquanto estimula os estudantes a entrarem em contato com um período histórico que criou laços duradouros com outras nações. “A realização de atividades alusivas à cultura austríaca é uma honra para nós, que temos nossas raízes diretamente relacionadas a povos de origem alemã, como a própria Alemanha, a Áustria e a Suíça por exemplo. Esse intercâmbio de conhecimento entre diferentes nações possibilita a oportunidade para toda a comunidade escolar estreitar laços e dividir experiências que vão muito além da sala de aula”, disse Mauritius.

Para os interessados a irem além no estudo da cultura germânica, é possível visitar o Instituto Martius-Staden, que está localizado na Zona Sul de São Paulo, dentro do Colégio Visconde de Porto Seguro, Campus Panamby.



Website: https://www.portoseguro.org.br/