Divulgação

O Coletivo Era Uma Vez, que reúne 32 escritores e ilustradores de literatura infantil e juvenil que produzem em Curitiba, lançou site próprio, nesta semana: www.coletivoeraumavez.com.br. O endereço eletrônico traz informações sobre o grupo e sobre eventos que realizam, contatos e uma loja online, pela qual é possível adquirir as obras dos autores.

O grupo colaborativo, formado em março de 2018, tem como missão contribuir para formar novos leitores e tornar a literatura infantil e juvenil de Curitiba mais visível e acessível, por meio da aproximação entre os autores e os leitores. Do mesmo modo, trabalha para valorizar seus escritores e ilustradores, com iniciativas que promovem suas obras e atividades. Para isso, os autores realizam ações em escolas, participam de feiras culturais e eventos literários, produzem em conjunto, realizam capacitações externas e internas e mantêm um fórum permanente de discussão e troca de informações sobre o mundo da literatura para a infância.

As decisões são tomadas em conjunto, a partir de discussões realizadas dentro do grupo, com o apoio de um Núcleo Gestor voluntário.

 “O site foi planejando para que cada membro do Coletivo possa atualizar a sua própria página. Deste modo, contribui com o jeito coletivo de fazer acontecer. Permite o acesso por desktop e celular, para assim estar perto do público que se interessa pela literatura produzida pelo nosso grupo. Na página temos também a Loja do Coletivo, que reúne as obras produzidas por nós, possibilitando tanto conhecê-las como realizar a compra em um só lugar.”, afirma Naotake Fukushima, um dos integrantes do Núcleo Gestor, que coordenou a produção do site.

Em breve, o Coletivo lançará seu primeiro produto, um calendário 2021, com textos e ilustrações produzidos por seus integrantes, que será vendido pelo site.