Divulgação/Athletico.com.br/Fabio Wosniak – Renato Kayzer enfrenta Filipe Luís

O Athletico Paranaense perdeu por 3 a 1 para o Flamengo, neste domingo (dia 4) à tarde, no Maracanã, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou em 14º lugar, com 14 pontos. A equipe carioca está na 4ª colocação, com 21 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

O placar encerrou uma série de seis partidas sem perder do Athletico (quatro vitórias e dois empates).

ATUAÇÕES: Clique aqui para ver a avaliação individual e as notas para os jogadores do Athletico.

ESCALAÇÃO DO ATHLETICO
O técnico Eduardo Barros fez 9 mudanças na escalação em relação ao último jogo. Thiago Heleno (suspenso) e Pedro Henrique (lesão) ficaram em recuperação. Pedrinho nem viajou ao Rio por opção técnica. Jonathan e Fabinho ficaram em Curitiba por desgaste físico. Também por desgaste começaram no banco: Cittadini, Erick e Christian. Com proposta do Besiktas (Turquia), Wellington iniciou no banco.

O volante Léo Gomes, titular dos aspirantes no Paranaense, foi improvisado na lateral-direita, já que Khellven está com o sub-20 desde setembro.

ESQUEMA TÁTICO
O técnico Eduardo Barros repetiu a formação com o 4-1-2-1-2 para atacar e o 4-4-1-1 para defender. Com a bola, Lucho era o meia ofensivo e Richard, o único volante. A dupla de ataque foi formada por Kayzer e Carlos Eduardo. Pelo centro, Alvarado e Jorginho eram os articuladores. Sem a bola, a linha de quatro tinha Jorginho (esquerda), Alvarado (centro), Richardo (centro) e Carlos Eduardo (direita). Renato Kayzer e Lucho ficavam mais à frente.

ESCALAÇÃO DO FLAMENGO
O técnico Domènec Torrent e o auxiliar Jorge Guerrero se recuperam da Covid-19. Com isso, o time foi comandado do banco pelo analista de desempenho Jordi Gris. Os desfalques eram Gabigol, João Lucas, Pedro Rocha e Diego Alves, todos em recuperação. O time usou o 4-2-3-1.

PRIMEIRO TEMPO
Mesmo com 9 mudanças no time titular, o Athletico começou melhor, jogou avançado e criou dificuldades para o Flamengo. O time paranaense finalizou mais (10 a 5) no primeiro tempo e teve as duas melhores chances – um chute na trave de Alvarado, logo a 30 segundos, e um chute de Abner, cara a cara com o goleiro. A equipe carioca teve uma boa oportunidade – um chute de Pedro defendido por Santos.

SEGUNDO TEMPO
A situação se inverteu no 2º tempo. O Flamengo colocou Everton Ribeiro em campo e passou a dominar o jogo, criando quatro chances logo no início. E chegou ao gol na quarta oportunidade, aos 10 minutos. Pedro ganhou a disputa no corpo contra Zé Ivaldo e Aguilar, saiu na cara do gol e chutou: 1 a 0. O Flamengo ampliou para 2 a 0 aos 13, em pênalti cobrado por Bruno Henrique. A penalidade ocorreu em toque no braço de Léo Gomes. O Athletico diminuiu para 2 a 1 aos 21, em cobrança de falta de Léo Gomes e cabeceio de Renato Kayzer. O jogo ficou equilibrado. Aos 31, o time carioca fez 3 a 1 em boa jogada. Arrascaeta ajeitou para Everton Ribeiro chutar no canto.

ESTATÍSTICAS
Ao fim do jogo, o Athletico somou 10 finalizações (3 certas), 46% de posse de bola, 80% de acerto nos passes e 5 escanteios. O Flamengo obteve 13 finalizações (7 certas), 54% de posse de bola, 85% de acerto passes e 4 escanteios. Os números são do site Sofascore.

FLAMENGO 3×1 ATHLETICO
Flamengo: Hugo Souza; Isla, Gabriel Noga, Natan e Filipe Luís (Ramon); Willian Arão e Gerson; Vitinho (Everton Ribeiro), Arrascaeta (Diego) e Bruno Henrique (Michael); Pedro (Lincoln). Técnico: Jordi Gris
Athletico: Santos; Léo Gomes (Wellington), Felipe Aguilar, Zé Ivaldo e Abner; Richard (Christian), Alvarado (Erick), Jorginho (Walter) e Lucho González (Ravanelli); Carlos Eduardo e Renato Kayzer. Técnico: Eduardo Barros
Gols: Pedro (10-2º), Bruno Henrique (13-2º), Renato Kayzer (21-2º) e Everton Ribeiro (31-2º)
Cartões amarelos: Noga, Filipe Luís, Bruno Henrique (F). Richard, Erick, Wellington, Christian (A)
Árbitro: Rodrigo Dalonso Ferreira (SC)
Local: Maracanã

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
1 – O goleiro erra a reposição. Alvarado intercepta fora da área e chuta na trave.
13 – Contra-ataque. Lucho aciona Kayzer, que erra o chute. A bola sobra na área para Abner, que chuta. O goleiro espalma.
14 – Contra-ataque. A bola chega na área para Pedro, livre. Ele chuta cruzado e Santos defende.
22 – Belo passe em profundidade de Lucho. Carlos Eduardo é derrubado por Noga quase na risca da área. O árbitro marca pênalti. Ele verifica no VAR e anota falta perto da área.
27 – Kayzer cobra falta no alto. O goleiro espalma.
33 – O goleiro sai jogando errado. Kayzer intercepta e cabeceia sobre o gol.

Segundo tempo
1 – Everton Ribeiro chuta de fora da área e acerta o ângulo. Santos faz grande defesa.
5 – Arrascaeta e Bruno Henrique fazem boa jogada. A bola chega a Pedro, na área. Ele chuta e Santos defende.
6 – Everton Ribeiro cruza rasteiro, com perigo. Santos tira com os pés, antes que Bruno Henrique finalize.
10 – Gol do Flamengo. Bola alta para a área. Aguilar e Zé Ivaldo perdem a disputa física com Pedro, que sai na cara do gol e chuta no canto.
12 – Bruno Henrique chuta. A bola bate no braço de Léo Gomes. Pênalti.
13 – Gol do Flamengo. Bruno Henrique bate no canto. Santos não alcança.
21 – Gol do Athletico. Falta na direita. Léo Gomes cruza. Kayzer cabeceia no canto.
31 – Gol do Flamengo. Cruzamento da direita. Arrascaeta domina na área e rola para Everton Ribeiro chutar. A bola desvia em Zé Ivaldo e ‘mata’ o goleiro.