A reabertura dos shopping centers, na última segunda-feira (25), trouxe mudança no horário do comércio de rua. Agora as lojas físicas do centro e dos bairros de Curitiba devem adotar o horário de funcionamento entre 10 e 17 horas. Os shopping centers estão funcionando das 12 às 20 horas. Os horários diferenciados visam evitar acúmulo de passageiros no transporte coletivo.

“É importante que cada comerciante adote o horário sinalizado para que as autoridades não precisem tomar medidas mais rigorosas de isolamento. Queremos trabalhar com segurança e cuidando da saúde”, comentou o presidente da Associação Comercial do Paraná, Camilo Turmina.

Turmina tem demonstrado bastante preocupação com o funcionamento do transporte coletivo de Curitiba e Região Metropolitana, uma vez que nos horários de pico observam-se ônibus lotados e até pessoas sem equipamentos de segurança, como máscaras.

Desde segunda-feira, o sistema de transporte público de Curitiba passou a operar com 80% da frota total de 1,5 mil ônibus, contra a média de 65% que vinha sendo usada. Mas a Urbs incentiva os horários alternativos do comércio para evitar lotação nos veículos.