Doenças sazonais

Com casos em alta, dez unidades de saúde de Curitiba atendem sintomas respiratórios neste sábado

(Foto: Lucilia Guimarães/SMCS)

Neste sábado (21/5), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) abre dez Unidades de Saúde para o pronto atendimento de pessoas com sintomas respiratórios moderados. A abertura foi motivada pelo aumento sazonal de casos de pessoas com doenças respiratórias e de casos ativos da covid-19.

As dez unidades (lista abaixo) estarão abertas neste sábado das 8h às 17h. A medida também ajuda a deixar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para atendimentos de casos mais graves, de urgência e emergência.

A SMS distribuiu as unidades para pronto atendimento em todas as regiões da cidade, facilitando o acesso da população curitibana que precisar do serviço. A recomendação é que o usuário procure, preferencialmente, a unidade de seu Distrito Sanitário.

Nove unidades vão atender todas as faixas etárias (crianças, adolescentes e adultos, idosos). A Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho atende exclusivamente adolescentes, adultos e idosos.

Estes locais vão atender apenas casos moderados de pessoas com sintomas respiratórios. Neste sábado, não serão realizados outros atendimentos de rotina e não será feita a vacinação.

Quando procurar o pronto atendimento

Devem procurar uma dessas dez unidades quem apresentar sintomas moderados como: febre (igual ou acima de 37,8 ºC) por mais de 24 horas ou que não melhora com uso de antitérmicos; vômitos que não melhoram com medicação; fraqueza, sensação de falta de ar, respiração acelerada, chiado no peito.

Confira aqui quais sintomas são considerados leves, moderados e graves e onde procurar atendimento. LINK SINTOMAS

Central 3350-9000
A SMS orienta que, ao aparecimento de sintomas respiratórios, a pessoa deve adotar imediatamente o uso da máscara facial, mesmo dentro de casa, para evitar a transmissão de doenças como gripe, covid-19, resfriado, a outras pessoas.

Em casos de sintomas leves (tosse, coriza, dor de garganta, perda de olfato e paladar), a orientação da SMS é que a pessoa procure, prioritariamente, atendimento pela Central 3350-9000, para orientações e possíveis encaminhamentos. A Central atende todos os dias, das 8h às 20h.

Rápida resposta
Curitiba se antecipou à chegada das temperaturas mais baixas e, ainda em abril, a SMS reorganizou a rede municipal de saúde para encaminhar cada quadro de forma adequada, neste período em que o sistema enfrenta pressão pelo aumento dos atendimentos de pessoas com doenças respiratórias e a ascensão de casos ativos de covid-19.*

Nesta sexta-feira (19/5), SMS determinou que todas passem a realizar o chamado atendimento em “Y”, com um fluxo exclusivo para casos respiratórios e outro separado para as demais situações – modelo amplamente usado durante a pandemia. LINK MATERIA THEMYS

Assim, nos dias úteis (de segunda a sexta-feira), as 107 unidades de saúde podem ser procuradas por quem apresentar sintomas respiratórios leves ou moderados. O atendimento será no horário normal de de cada unidade. A SMS orienta que, em caso de necessidade, os usuários procurem preferencialmente, de segunda a sexta-feira, a unidade de saúde em que estão cadastrados.

As unidades passam a atender apenas casos que precisam de prioridade neste momento. Assim, fica temporariamente suspenso o agendamento dos atendimentos aos pacientes crônicos. Já o acolhimento a gestantes e crianças, realização de multivacinação e dispensação de medicamentos está mantido. Quem utiliza medicamentos de uso contínuo terá a renovação automática das prescrições por mais 60 dias.

Unidades de Saúde Pronto Atendimento
Sábado (21/5), das 8h às 17h
Atendimento para casos de pessoas com sintomas respiratórios moderados

Distrito Sanitário Bairro Novo
Unidade de Saúde Bairro Novo (todas as faixas etárias)
Rua Paulo Rio Branco de Macedo, 791 - Sítio Cercado

Distrito Sanitário Cajuru
Unidade de Saúde Iracema (todas as faixas etárias)
Rua Professor Nivaldo Braga, 1.571 - Capão da Imbuia

Distrito Sanitário Portão
Unidade de Saúde Santa Amélia (todas as faixas etárias)
Rua Berta Klemtz, 215 – Fazendinha

Distrito Sanitário Santa Felicidade
Unidade de Saúde São Braz (todas as faixas etárias)
Rua Antônio Escorsin, 1.960 - São Braz

Distrito Sanitário Boqueirão
Unidade de Saúde Vila Hauer (todas as faixas etárias)
Rua Waldemar Kost, 650 - Hauer

Distrito Sanitário Pinheirinho
Unidade de Saúde Aurora (todas as faixas etárias)
Rua Theofhilo Mansur, 500 - Novo Mundo

Distrito Sanitário Boa Vista
Unidade de Saúde Jardim Aliança (todas as faixas etárias)
Rua José Ursolino Filho, 646 - Santa Cândida

Distrito Sanitário CIC
Unidade de Saúde Campo Alegre (todas as faixas etárias)
Avenida das Industrias, 1.749 - Cidade Industrial

Distrito Sanitário Tatuquara
Unidade de Saúde Rio Bonito (todas as faixas etárias)
R. Fanny Bertoldi, 170 - Campo do Santana

Distrito Sanitário Matriz
Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho (atendimento exclusivo para adolescentes, adultos e idosos)
Rua 24 de Maio, 807 - Praça Ouvidor Pardinho